SEGS Portal Nacional

Saúde

Está pensando em ter filhos? Leia estas 7 curiosidades sobre Reprodução Humana que podem fazer diferença para você

  • Quarta, 11 Março 2020 12:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline da Mata
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Você sabia que na medicina um casal é considerado infértil se for incapaz de engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas? No Brasil, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% dos casais em que a mulher tem até 35 anos, apresenta problemas de fertilidade. Mas para quem enfrenta o desafio e deseja muito ter um filho a Fertilização In Vitro (FIV) é a técnica mais realizada no mundo devido às suas altas taxas de sucesso. Confira algumas curiosidades. Por Dr. Marcos Sampaio* e Dr. Selmo Geber*, médicos da Clínica Origen.

O primeiro bebê de proveta, gerado através da técnica de fertilização in vitro, foi Louise Brown, que nasceu em 1978, no interior da Inglaterra.

A taxa de sucesso da técnica depende diretamente da qualidade do óvulo que é baseada na sua “idade”. Mulheres com até 35 anos de idade tem maiores as chances de sucesso.

A FIV pode ajudar a prevenir a transmissão de doenças hereditárias por meio da técnica de diagnóstico genético pre-implantação, quando são selecionados aqueles que não têm o gene portador da doença específica da família.

A FIV pode ser realizada com óvulos e espermatozoides “a fresco” ou congelados. Gametas congelados não tem prazo de validade. A técnica de criopreservação mantem os gametas a -196ºC por tempo indeterminado.

Os óvulos não têm prazo de validade depois de congelados. Entretanto, a qualidade deles tende a ser pior com o avanço da idade. Por isso, recomenda-se o congelamento até os 35 anos para melhorar a chance de sucesso na fertilização futura.

A chance de uma gravidez gemelar é maior em ciclos de FIV pois transferimos 2 embriões para aumentar a chance de gravidez. Entretanto, a decisão quanto ao numero de embriões a serem transferidos é do casal, baseado na relação de risco (gemelar) versus benefício (maior chance de gravidez)

O risco de ter um filho com alguma doença é o mesmo de uma gravidez após FIV ou ciclo natural.

Sobre Dr. Marcos Sampaio

Marcos Sampaio é formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, em 1987, obteve diploma em Fertilização in Vitro e investigação biomédica na Faculdade de Medicina de Valência, na Espanha. Em 1992, concluiu o doutorado em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade de Valência. Foi médico convidado do Instituto Valenciano de Infertilidade por cinco anos. O pós-doutorado em Embriologia e Fertilização foi concluído na Universidade de Melbourne – Austrália – onde trabalhou com um dos pioneiros da Fertilização in vitro no mundo, Prof. Alan Trounson. É o Diretor do Centro de Medicina Reprodutiva – Clínica Origen. Possui mais de 50 artigos científicos publicados e diversos capítulos de livros, além de 3 livros.

Sobre Dr. Selmo Geber

Formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989. Residência médica no Hospital Mater Dei e título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBASGO. Realizou doutorado em Fertilização in vitro e Embriologia no Royal Postgraduate Medical School, Universidade de Londres (Inglaterra) com os estudos pioneiros no mundo, em diagnóstico genético preimplantação. Pós Doutorado com pesquisa em células-tronco embrionárias. É Professor Livre docente pela UNESP. É Professor Titular do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e Diretor da Rede Latino Americana de Reprodução Assistida, para o Brasil. É pesquisador do CNPq. Possui 10 livros publicados, mais de 50 capítulos de livros e mais de 100 artigos científicos publicados em revistas especializadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version