SEGS Portal Nacional

Saúde

Está pensando em ter filhos? Leia estas 7 curiosidades sobre Reprodução Humana que podem fazer diferença para você

  • Quarta, 11 Março 2020 12:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline da Mata
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Você sabia que na medicina um casal é considerado infértil se for incapaz de engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas? No Brasil, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% dos casais em que a mulher tem até 35 anos, apresenta problemas de fertilidade. Mas para quem enfrenta o desafio e deseja muito ter um filho a Fertilização In Vitro (FIV) é a técnica mais realizada no mundo devido às suas altas taxas de sucesso. Confira algumas curiosidades. Por Dr. Marcos Sampaio* e Dr. Selmo Geber*, médicos da Clínica Origen.

O primeiro bebê de proveta, gerado através da técnica de fertilização in vitro, foi Louise Brown, que nasceu em 1978, no interior da Inglaterra.

A taxa de sucesso da técnica depende diretamente da qualidade do óvulo que é baseada na sua “idade”. Mulheres com até 35 anos de idade tem maiores as chances de sucesso.

A FIV pode ajudar a prevenir a transmissão de doenças hereditárias por meio da técnica de diagnóstico genético pre-implantação, quando são selecionados aqueles que não têm o gene portador da doença específica da família.

A FIV pode ser realizada com óvulos e espermatozoides “a fresco” ou congelados. Gametas congelados não tem prazo de validade. A técnica de criopreservação mantem os gametas a -196ºC por tempo indeterminado.

Os óvulos não têm prazo de validade depois de congelados. Entretanto, a qualidade deles tende a ser pior com o avanço da idade. Por isso, recomenda-se o congelamento até os 35 anos para melhorar a chance de sucesso na fertilização futura.

A chance de uma gravidez gemelar é maior em ciclos de FIV pois transferimos 2 embriões para aumentar a chance de gravidez. Entretanto, a decisão quanto ao numero de embriões a serem transferidos é do casal, baseado na relação de risco (gemelar) versus benefício (maior chance de gravidez)

O risco de ter um filho com alguma doença é o mesmo de uma gravidez após FIV ou ciclo natural.

Sobre Dr. Marcos Sampaio

Marcos Sampaio é formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, em 1987, obteve diploma em Fertilização in Vitro e investigação biomédica na Faculdade de Medicina de Valência, na Espanha. Em 1992, concluiu o doutorado em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade de Valência. Foi médico convidado do Instituto Valenciano de Infertilidade por cinco anos. O pós-doutorado em Embriologia e Fertilização foi concluído na Universidade de Melbourne – Austrália – onde trabalhou com um dos pioneiros da Fertilização in vitro no mundo, Prof. Alan Trounson. É o Diretor do Centro de Medicina Reprodutiva – Clínica Origen. Possui mais de 50 artigos científicos publicados e diversos capítulos de livros, além de 3 livros.

Sobre Dr. Selmo Geber

Formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989. Residência médica no Hospital Mater Dei e título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBASGO. Realizou doutorado em Fertilização in vitro e Embriologia no Royal Postgraduate Medical School, Universidade de Londres (Inglaterra) com os estudos pioneiros no mundo, em diagnóstico genético preimplantação. Pós Doutorado com pesquisa em células-tronco embrionárias. É Professor Livre docente pela UNESP. É Professor Titular do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e Diretor da Rede Latino Americana de Reprodução Assistida, para o Brasil. É pesquisador do CNPq. Possui 10 livros publicados, mais de 50 capítulos de livros e mais de 100 artigos científicos publicados em revistas especializadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version