Brasil,

Está pensando em ter filhos? Leia estas 7 curiosidades sobre Reprodução Humana que podem fazer diferença para você

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline da Mata
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Você sabia que na medicina um casal é considerado infértil se for incapaz de engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas? No Brasil, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% dos casais em que a mulher tem até 35 anos, apresenta problemas de fertilidade. Mas para quem enfrenta o desafio e deseja muito ter um filho a Fertilização In Vitro (FIV) é a técnica mais realizada no mundo devido às suas altas taxas de sucesso. Confira algumas curiosidades. Por Dr. Marcos Sampaio* e Dr. Selmo Geber*, médicos da Clínica Origen.

O primeiro bebê de proveta, gerado através da técnica de fertilização in vitro, foi Louise Brown, que nasceu em 1978, no interior da Inglaterra.

A taxa de sucesso da técnica depende diretamente da qualidade do óvulo que é baseada na sua “idade”. Mulheres com até 35 anos de idade tem maiores as chances de sucesso.

A FIV pode ajudar a prevenir a transmissão de doenças hereditárias por meio da técnica de diagnóstico genético pre-implantação, quando são selecionados aqueles que não têm o gene portador da doença específica da família.

A FIV pode ser realizada com óvulos e espermatozoides “a fresco” ou congelados. Gametas congelados não tem prazo de validade. A técnica de criopreservação mantem os gametas a -196ºC por tempo indeterminado.

Os óvulos não têm prazo de validade depois de congelados. Entretanto, a qualidade deles tende a ser pior com o avanço da idade. Por isso, recomenda-se o congelamento até os 35 anos para melhorar a chance de sucesso na fertilização futura.

A chance de uma gravidez gemelar é maior em ciclos de FIV pois transferimos 2 embriões para aumentar a chance de gravidez. Entretanto, a decisão quanto ao numero de embriões a serem transferidos é do casal, baseado na relação de risco (gemelar) versus benefício (maior chance de gravidez)

O risco de ter um filho com alguma doença é o mesmo de uma gravidez após FIV ou ciclo natural.

Sobre Dr. Marcos Sampaio

Marcos Sampaio é formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, em 1987, obteve diploma em Fertilização in Vitro e investigação biomédica na Faculdade de Medicina de Valência, na Espanha. Em 1992, concluiu o doutorado em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade de Valência. Foi médico convidado do Instituto Valenciano de Infertilidade por cinco anos. O pós-doutorado em Embriologia e Fertilização foi concluído na Universidade de Melbourne – Austrália – onde trabalhou com um dos pioneiros da Fertilização in vitro no mundo, Prof. Alan Trounson. É o Diretor do Centro de Medicina Reprodutiva – Clínica Origen. Possui mais de 50 artigos científicos publicados e diversos capítulos de livros, além de 3 livros.

Sobre Dr. Selmo Geber

Formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989. Residência médica no Hospital Mater Dei e título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBASGO. Realizou doutorado em Fertilização in vitro e Embriologia no Royal Postgraduate Medical School, Universidade de Londres (Inglaterra) com os estudos pioneiros no mundo, em diagnóstico genético preimplantação. Pós Doutorado com pesquisa em células-tronco embrionárias. É Professor Livre docente pela UNESP. É Professor Titular do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e Diretor da Rede Latino Americana de Reprodução Assistida, para o Brasil. É pesquisador do CNPq. Possui 10 livros publicados, mais de 50 capítulos de livros e mais de 100 artigos científicos publicados em revistas especializadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar