SEGS Portal Nacional

Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose, principalmente durante o Carnaval

  • Segunda, 02 Fevereiro 2026 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Taiane Luz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Banco de imagens Canva

Para reduzir o risco de contágio e aproveitar o Carnaval com mais segurança, a recomendação é evitar o compartilhamento de copos, garrafas, batons e outros objetos de uso pessoal que entram em contato direto com a mucosa labial, já que a transmissão ocorre pela saliva.

Aquela garrafinha d’água que passa de boca em boca. E a cerveja e os drinks, então? Nem se fala. Em períodos de grandes aglomerações, como o Carnaval, é comum que pessoas compartilhem copos, garrafas e outros objetos, especialmente em grupos de amigos — hábito que aumenta o risco de transmissão de doenças infecciosas.

Segundo Marcelo Moreira, cirurgião-dentista do Ateliê Oral, esse tipo de comportamento favorece o contágio de enfermidades que têm a boca como porta de entrada. Uma delas é a mononucleose, causada pelo vírus Epstein-Barr, da família do herpesvírus, e transmitida principalmente por meio da troca de saliva infectada. O contato com secreções respiratórias e o compartilhamento de objetos contaminados também estão entre as formas de transmissão.

Moreira ressalta que a doença não deve ser subestimada. “Assim como muitas enfermidades que entram pela boca, a mononucleose pode gerar complicações em diferentes partes do organismo”, explica. “A cavidade oral funciona tanto como via de infecção quanto como um importante indicador da saúde geral.”

Dor de garganta e possíveis complicações sistêmicas

De acordo com o especialista, a mononucleose afeta principalmente a região da garganta, provocando dor intensa, inflamação das amígdalas com placas esbranquiçadas, além de úlceras bucais e dor na mucosa oral. Em alguns casos, a infecção pode evoluir para complicações mais graves, como aumento do fígado e do baço. Febre, inchaço dos gânglios linfáticos, cansaço extremo e dores no corpo também estão entre os sintomas mais comuns.

“É importante destacar que nem todas as pessoas apresentam todos — ou sequer alguns — desses sinais. Muitas vezes, a infecção pode ser confundida com uma gripe ou resfriado, o que reforça a importância de atenção aos sintomas e da busca por avaliação médica”, alerta.

Para reduzir o risco de contágio e aproveitar o Carnaval com mais segurança, o especialista recomenda evitar o compartilhamento de copos, garrafas, batons e outros objetos de uso pessoal que entram em contato direto com a mucosa labial. Como a transmissão ocorre pela saliva, o contato direto também deve ser moderado. Manter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis ajuda a fortalecer a imunidade e a resposta do organismo ao vírus.

Procure avaliação médica se houver:
• dor de garganta persistente, com placas esbranquiçadas nas amígdalas;
• febre que não cede em poucos dias;
• cansaço extremo ou fraqueza prolongada;
• inchaço dos gânglios linfáticos, especialmente no pescoço;
• dores no corpo sem causa aparente;
• dor abdominal ou sensação de peso no lado direito do abdômen (possível aumento do fígado);
• lesões ou úlceras na mucosa oral.

Em alguns casos, os sintomas podem ser leves ou confundidos com gripe, o que reforça a importância do diagnóstico médico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Jan 28, 2026 Saúde

Prescrição de medicamentos psiquiátricos por…

Jan 28, 2026 Saúde

Tosse no verão pode surpreender pais e se tornar…

Jan 27, 2026 Saúde

3 passos para manter o equilíbrio mental em 2026

Jan 27, 2026 Saúde

Volta às aulas | Como identificar distúrbios visuais…

Jan 27, 2026 Saúde

Calor intensifica inchaço e desconforto nas pernas e…

Jan 26, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras e cirurgia plástica: quando são…

Jan 26, 2026 Saúde

Dor no peito: exame ajuda a descartar infarto com mais…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version