Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Hospital São Vicente de Paulo adota plano de atendimento a doenças globais para casos suspeitos de coronavírus

Hospital São Vicente de Paulo adota plano de atendimento a doenças globais para casos suspeitos de coronavírus

Simulação e uso de roupas e quartos especiais são algumas das ações para evitar o contágio

O aparecimento de casos suspeitos de 2019-nCoV, o coronavírus, em diversos países do mundo, acendeu o alerta mundial para a doença. No Brasil, embora não haja confirmação de casos de pessoas contaminadas pelo vírus, infectologistas e unidades de saúde se mobilizam para atuar da forma mais segura possível. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca, já ativou o plano de atendimento a doenças emergentes globais.

“Seguimos normas internacionais de qualidade e segurança em saúde por possuirmos acreditação da Joint Commission International, a maior agência certificadora de qualidade e segurança em saúde do mundo. Sendo assim, já acionamos nosso plano de ação para casos de doenças que tenham alto risco de disseminação entre a população, como o coronavírus”, explica a infectologista Isabella de Albuquerque, responsável pela coordenação do plano no HSVP.

A ação começa com a disseminação da informação junto à população. Inicialmente, cartazes foram dispostos na unidade e postados no Facebook do hospital. O propósito é divulgar os sintomas da doença, para permitir o reconhecimento de casos suspeitos. “Esse paciente não pode ficar aguardando o atendimento. Deve ser logo identificado e ter atenção priorizada. Ao se identificar, na recepção, ele já recebe uma máscara cirúrgica para se proteger, assim como aos demais pacientes que aguardam atendimento”, destaca a especialista. Ela ressalta que os dispensários de solução alcóolica para a higienização das mãos distribuídos pelo hospital representam uma das principais formas de prevenção de infecção.

Uma vez identificado, o paciente deverá ser encaminhado a um leito de isolamento e todo o atendimento dele será feito por uma equipe que atua portando todos os equipamentos de proteção individual, como máscaras específicas, jalecos, luvas, óculos de proteção e calçados especiais. “Outra medida muito importante é a orientação constante a toda a equipe do HSVP com atualizações de notícias e orientações oficiais do Ministério da Saúde, por meio de uma lista de transmissão, via whatsapp e e-mail, que utilizamos cotidianamente”, acrescenta a especialista. Além disso, como parte do treinamento da equipe de assistência, foi realizado um simulado para que todos estejam preparados para agir no momento em que for necessário.

“Vale dizer que a orientação atual do Ministério da Saúde é que os casos suspeitos sejam imediatamente notificados ao grupo responsável pela vigilância epidemiológica no Estado e, logo que possível, transferidos para os hospitais de referência. Aqui no Rio de Janeiro, a unidade de saúde encarregada é o Instituto Nacional de Infectologia, da Fundação Oswaldo Cruz”, informa.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS