SEGS Portal Nacional

Saúde

Especialista alerta sobre os perigos do álcool para o coração

  • Terça, 18 Fevereiro 2020 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O consumo de álcool está relacionado a mais de 200 tipos de doenças

18 de fevereiro: Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Às vésperas do Carnaval, o cardiologista Luiz Claudio Mendes Carvalho afirma que associação de energéticos com bebidas alcoólicas é uma bomba ao organismo

Dia 18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, uma doença crônica que, além da dependência psicológica e dos problemas causados ao sistema digestivo, causa uma série de doenças ligadas ao coração.

“O uso crônico de álcool e em quantidades excessivas pode trazer diversos problemas ao coração e inclusive levar à morte”, alerta o cardiologista Luiz Claudio Mendes Carvalho, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e diretor do Instituto Santista de Hemodinâmica e Center Med Santos. “Também o consumo em grandes quantidades pode ser um gatilho para muitas doenças”, afirma.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, ocorrem mundialmente mais de 3 milhões de mortes todos os anos devido ao uso nocivo do álcool, o que representa 5,3% de todas as mortes mundiais – na faixa etária de 20 a 39 anos, este número sobe para 13,5% do total de mortes.

Para o coração, a lista de doenças ocasionadas pelo excesso de álcool é extensa. Entre elas está a miocardiopatia alcóolica, que tem como consequência a insuficiência cardíaca. “Com o tempo o álcool leva ao enfraquecimento das células do coração, o qual acaba se dilatando e perde a função de bombear o sangue para nosso organismo”, explica o médico. Outras consequências são o infarto e a morte súbita, arritmias cardíacas, o desenvolvimento de hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo o especialista, mesmo que alguns estudos na área indiquem que doses pequenas de algum tipo de bebida alcoólica diariamente possam ser benéficas ao coração, o risco à saúde a longo prazo é muito maior. “É preciso lembrar que o álcool está relacionado a mais de 200 tipos de doenças, então ao recomendarmos a ingestão de determinadas bebidas para as pessoas, podemos estar ajudando a induzir o desenvolvimento de outras patologias”, comenta.

Alerta para o Carnaval: combinação de álcool e energéticos é uma bomba para o organismo

E aqui vai um alerta para este período de Carnaval aos que costumam fazer associação de álcool com energéticos: “esta é uma verdadeira bomba no organismo”, afirma o cardiologista Luiz Claudio Mendes Carvalho, que comenta que isso pode ser explicado pois acontece elevação da pressão arterial e arritmias cardíacas, aumentando também o risco de infarto, avc e morte. “Nessa mistura, o álcool causa euforia e o energético potencializa seus efeitos, já que uma latinha equivale a três xicaras de café”, explica.

Somada à cafeína, os energéticos possuem uma substância chamada taurina, que juntas aumentam a produção de adrenalina, levando a uma maior tensão nervosa e irritabilidade. “Além dessa, a associação de álcool com outras drogas também é extremamente deletéria. Por exemplo, o uso de álcool mais cocaína pode levar o usuário ao infarto e até mesmo a morte. A associação entre os dois leva à produção de uma substância chamada cocaetileno que acelera o processo de inflamação das artérias do coração”, alerta.

Importante lembrar, ainda, que o uso exagerado de bebidas alcoólicas está associado a acidentes de trânsito, a uma série de transtornos comportamentais e à incidência de doenças infecciosas, como tuberculose e HIV/Aids. “Do ponto de vista clínico, é possível reverter alguns danos causados pelo álcool à saúde caso haja cessação do hábito de ingerir bebidas alcóolicas, como, por exemplo, a redução da pressão arterial e diminuição de ocorrências de arritmias cardíacas. Porém, há outras situações, em que não será possível a reversão. Por isso, não consumir bebidas alcoólicas é sempre a melhor forma de prevenção”, finaliza o médico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 06, 2026 Saúde

Circulação da variante K da gripe reforça importância…

Fev 06, 2026 Saúde

Quando o implante chama atenção: entenda o linfoma raro…

Fev 06, 2026 Saúde

Teste de sangue menstrual no rastreamento do câncer de…

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version