SEGS Portal Nacional

Educação

Machine Learning e Ensino Híbrido - o futuro chegou e escolas que não se adaptarem às novas tecnologias de ensino estarão fadadas ao fracasso

  • Segunda, 16 Novembro 2020 10:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pandemia da Covid-19 só veio adiantar o que já era esperado

A pandemia do novo coronavírus vem transformando diversos setores da economia brasileira, principalmente, o da educação, que se depara com a necessidade cada vez mais latente da adoção de novas tecnologias que possibilitem um ensino à distância de qualidade.

Muitas Instituições de Ensino estão começando a experimentar somente agora as aulas online para seus alunos, mas é preciso muito mais do que isso. Essas escolas necessitam estar preparadas para o novo cenário, caso queiram sobreviver no mercado.

Longe de ser modismo, o ensino híbrido (blended learning), que antes era visto por especialistas como o ensino do futuro, agora se faz presente e chegou para ficar. A modalidade agrega os benefícios do ensino digital ao presencial. Caracterizado por mesclar o modo online e offline, o ensino híbrido faz do professor um facilitador do acesso ao conhecimento, ao mesmo tempo em que ajuda os alunos a identificarem suas dificuldades e melhorarem seu desempenho nos estudos.

“Estamos falando do sistema de ensino que, em breve, 100% das escolas do mundo todo utilizarão. Com ele, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento, fazendo com que os alunos aprendam mais e cada um dentro do seu próprio ritmo. Além disso, o método incentiva o trabalho em equipe e o autodidatismo, habilidades extremamente necessárias para o mundo de hoje”, explica Marco Giroto, fundador da SuperGeeks – Primeira escola de programação e robótica para crianças e adolescentes que adota o método de ensino híbrido.

Segundo Giroto, o método está sendo adotado por escolas, principalmente de países de primeiro mundo, e já apresenta excelentes resultados e deve ser implementado pelas escolas brasileiras principalmente agora com a pandemia da Covid-19, que acabou por despertar ainda mais a atenção do mercado para esta necessidade.

Através do ensino híbrido, as diferentes formas de ensinar se conectam e se complementam: o online possibilita ao aluno estudar sozinho, aproveitando o potencial da internet e, além da geração de dados, contribui para que o aluno assista a aula quando quiser, trazendo mais autonomia. Ele também tem a possibilidade de retornar o conteúdo, permitindo ao estudante assistir novamente sem perder nenhum momento da aula. Já o offline faz com que ele estude em grupo, com professor e colegas, interagindo e colocando em prática o aprendizado coletivo e colaborativo.

Uma das preocupações das escolas, porém, é sobre como mensurar o desempenho dos alunos à distância. “Quando o aluno está na sala de aula, ele está focado no que está aprendendo, ou pelo menos deveria. Já no online, existe a disputa de atenção com outras mídias. Uma vez apoiado pelo machine learning (aprendizagem de máquina) - uma modalidade da Inteligência Artificial, é possível predizer o comportamento dos alunos, por meio da amostra e extração de dados. É possível, inclusive, checar se o aluno estudou em full screen ou se diminuiu a tela e ficou trocando de aba”, revela.

Através da inteligência de machine learning existe a possibilidade de saber em quantos segundos um aluno leu uma página, se grifou um parágrafo ou não, para transformar isso em aprendizado. Uma vez identificado o que o aluno passou mais tempo estudando, é possível compreender suas maiores dificuldades e interesses. Esses dados são posteriormente transformados em gráficos e ficam disponíveis em um dashboard (diversos gráficos) para professores, alunos e diretores. Dependendo da quantidade de aulas que o aluno já fez, é possível prever até se ele irá passar de ano ou não e qual será a performance dele dali pra frente. A iniciativa pode ajudar inclusive nas avaliações automáticas, que podem alertar pais e professores quando o desempenho de um aluno começa a mudar.

“O ensino híbrido se mostrou a melhor opção para a SuperGeeks, pois os alunos aprendem a criar os próprios jogos com vídeo aulas, quiz e animações. Mesmo nas modalidades em que eles aprendem pelo computador, os professores estão ali para prestar assistência e incentivar os alunos a atingir todo seu potencial”, explica.

Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.

A rede oferece diversos tipos de cursos: Regulares (Ciência da Computação, Robótica ou SuperKids – semestrais/anuais), Profissionalizante (MasterGeeks), Extras (Youtuber, Programação em Roblox ou Programação no Minecraft – bimestrais) e QuickCodes (Criando Games 2D ou Robótica com Arduíno – mensais).

Com mais de 50 unidades em operação no país, a SuperGeeks conta com projeto de expansão dentro do Brasil e em outros países, como Portugal, Estados Unidos, Japão e regiões de língua espanhola. A rede oferece modelos de negócios com investimentos a partir de R$ 50 mil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version