SEGS Portal Nacional

Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de Computação em 2026

  • Segunda, 29 Dezembro 2025 18:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Jadon
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

(Crédito: Freepik)

Especialista da Mind Makers comenta como a implementação obrigatória dessa disciplina, prevista na BNCC, pode ajudar no desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e desafios

A partir de 2026 as escolas deverão implementar de forma estruturada o ensino de computação como parte obrigatória da grade curricular. A exigência é da Resolução CNE/CEB, de março de 2025, que estabelece diretrizes sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e reforça uma instrução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que coloca o Mundo Computacional como uma competência a ser desenvolvida na educação básica.

A disciplina visa ensinar conceitos de Ciência da Computação, alinhados a faixa etária, por meio da tecnologia e estimulando competências como criatividade, empatia e trabalho em equipe nos estudantes, habilidades fundamentais para identificar e resolver problemas de maneira individual ou colaborativa. Envolve a decomposição de problemas complexos em partes menores, a identificação de padrões, a abstração de informações irrelevantes e a criação de algoritmos para encontrar soluções.

Nesse cenário, os professores deixam de ser os protagonistas das aulas e se tornam coadjuvantes. Já os alunos passam a ser ponto central da aula. “Dentro desta premissa, os estudantes conduzem o processo de aprendizagem e passam a ter atividades voltadas para o modo como eles estão compreendendo. Porém, mediar o aprendizado para evitar frustrações e guiar esses jovens sem dar a resposta é um desafio para os educadores”, destaca Victor Haony, assessor pedagógico da Mind Makers - solução educacional que desenvolve disciplinas inovadoras e auxilia as escolas na implementação do Mundo Computacional – que, além do Pensamento Computacional, une conceitos e técnicas da Ciência da Computação, tecnologias digitais e práticas Maker para a solução de problemas.

O Mundo Computacional, de acordo com Haony, se estrutura em uma trilha de aprendizagem que insere o aluno em um cenário gamificado e divertido, no qual o principal objetivo é o ato de tentar e fazer, e não exclusivamente em “como”. Tendo em vista que cada pessoa aprende de um jeito, o assessor pedagógico comenta que “é melhor feito, do que perfeito”. Assim, os alunos são estimulados a estarem em constante desenvolvimento, usando lógica como ferramenta, para desenvolver jogos criativos e resolver desafios do mundo real.

Haony também destaca como funciona na prática a aplicação dessa disciplina em matérias escolares. “Em uma aula de matemática, por exemplo, o aluno pode usar a decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e lógica, mas fugindo dos conceitos exatos”, diz o assessor.

Além do uso desses conceitos em matérias de ciências exatas, o especialistaaponta o que pode ajudar em aulas de humanas. “Em humanidades como história e geografia, podem fazer uma análise mais profunda de causas e consequências, organização temporal e espacial”, complementa.

A estrutura dessa disciplina foi pensada para um impulsionamento de habilidades nos alunos que, ao longo dos anos, os ajudarão, inclusive, a ter foco em provas e vestibulares. “No Mundo Computacional, os alunos têm a oportunidade de se divertirem, aprenderem e se prepararem para os desafios de dentro e fora da escola”, descreve.

Implementação especializada

Para concluir, o especialista explica que existem soluções que apoiam no processo de implementação do Mundo Computacional, assim como a Mind Makers, para que não ocorra no improviso, pois a disciplina conta com acompanhamento constante e formação para os professores. “A escola ganha tempo, segurança e qualidade, enquanto os alunos ganham autonomia, criatividade e uma base sólida para enfrentar desafios do futuro”, finaliza o assessor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Dez 19, 2025 Educação

7 critérios essenciais para escolher a escola certa…

Dez 18, 2025 Educação

Muito além das letras: alfabetização matemática é…

Dez 17, 2025 Educação

Ano letivo: confira 4 práticas pedagógicas que auxiliam…

Dez 16, 2025 Educação

Confira 5 dicas essenciais para promover uma educação…

Dez 15, 2025 Educação

Matemática: 5 dicas para estudar a matéria para…

Dez 12, 2025 Educação

Dicas para incentivar a leitura nas férias: 8 livros…

Dez 11, 2025 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Dez 10, 2025 Educação

Saiba o que é preciso ser observado na escola antes de…

Dez 09, 2025 Educação

Confira 5 benefícios da gamificação para o aprendizado…

Dez 09, 2025 Educação

Intercâmbio nas férias: o que considerar antes de…

Dez 08, 2025 Educação

Vai fazer vestibular on-line? Saiba por que a qualidade…

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version