SEGS Portal Nacional

Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se sobrecarregar

  • Segunda, 05 Janeiro 2026 18:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Franciele Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Créditos: Freepik

Por Matheus Nahas, professor de química, coordenador da área de Ciências da Natureza e da Estação Vestibular do Colégio Marista Arquidiocesano

As férias antes da terceira série do Ensino Médio são um momento decisivo. Não é hora de mergulhar em uma rotina pesada de estudos, mas também não é o caso de “desligar” totalmente. O descanso é fundamental para chegar ao ano do vestibular com energia, equilíbrio e menos chances de sofrer com o estresse de um período tão intenso.

Um bom ponto de partida é fazer um balanço rápido dos dois primeiros anos do Ensino Médio. Quais foram seus pontos fortes até aqui? Em quais áreas você sentiu mais dificuldade? Esse exercício de autoconhecimento ajuda a enxergar com clareza o que precisa de mais atenção e a planejar estratégias realistas para o próximo ano.

Durante o período, vale escolher dois ou três conteúdos que tenham sido um verdadeiro “enrosco” e retomá-los de forma leve. Não é necessário estudar todos os dias, nem por muitas horas. Uma sugestão é reservar cerca de uma hora, duas vezes por semana, para revisar anotações, refazer alguns exercícios e reorganizar o que ficou pendente. É o suficiente para manter a mente ativa, sem transformar as férias em um cursinho intensivo.

Este também é um bom momento para se organizar para o ano que vem. Deixar materiais separados, cadernos e arquivos em ordem e o espaço de estudos preparado facilita muito a retomada no começo do ano. Outro passo importante é começar a pensar nos objetivos: que carreiras despertam seu interesse? Quais vestibulares você considera prestar? Se essas respostas ainda não estiverem totalmente claras, tudo bem.

Em um ano tão exigente, o risco é deixar que o acadêmico ocupe praticamente todas as horas do dia. Isso não é saudável. Sono regular, prática de atividade física, alimentação equilibrada e boa hidratação não são detalhes: são parte da preparação para o vestibular. Aproveitar as férias para iniciar uma rotina mais adequada aumenta a chance de manter hábitos saudáveis quando o Terceirão ganhar ritmo.

Ao longo de 2026, a organização será uma aliada central. Assistir às aulas com foco, registrar as explicações, perguntar sempre que surgir dúvida e evitar “levar problemas para casa” ajuda a construir uma base sólida. No tempo de estudo individual, revisar conteúdos, fazer resumos, resolver exercícios e testar diferentes maneiras de estudar faz diferença. Cada estudante precisa encontrar o método e a estratégia que mais funcionam para o seu jeito de aprender.

Por fim, cuidar da saúde mental é tão importante quanto montar um bom cronograma de estudos. O ano do vestibular costuma carregar expectativas da família, da escola e do próprio estudante, mas esse ciclo não precisa ser sinônimo de sofrimento. Com planejamento, rotina equilibrada e apoio da família e da escola, é possível conduzir o Terceirão com calma, leveza e, principalmente, confiança.

Sobre Matheus Nahas

Matheus Nahas é professor de química, coordenador da área de Ciências da Natureza e da Estação Vestibular do Colégio Marista Arquidiocesano. Licenciado e bacharel em Química pela USP e licenciado em Pedagogia pela Unicsul, possui mais de 20 anos de experiência na educação, com atuação voltada à preparação para vestibulares, orientação de carreira e desenvolvimento de estratégias de estudo personalizadas.

Sobre o colégio:

O Colégio Marista Arquidiocesano faz parte da rede de colégios e escolas do Marista Brasil, que está presente em 20 estados brasileiros, atendendo cerca de 100 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 24, 2026 Educação

Falar inglês é possível: confira dicas para vencer a…

Fev 23, 2026 Educação

Como a educação financeira digital está abrindo portas…

Fev 20, 2026 Educação

Ensino integral deve dobrar até 2036: o Brasil está…

Fev 19, 2026 Educação

Enem 2026 passará a avaliar a qualidade do ensino médio…

Fev 19, 2026 Educação

Conheça tecnologias de filmes que viraram realidade ao…

Fev 18, 2026 Educação

Brasil tem apenas 1% da população fluente em inglês e…

Fev 13, 2026 Educação

Carnaval e autismo: como preparar a criança para uma…

Fev 12, 2026 Educação

Vai curtir o Carnaval? 5 frases em inglês para falar…

Fev 11, 2026 Educação

Brasil terá primeira pós-graduação em fertirrigação de…

Fev 10, 2026 Educação

Atividades de lazer sustentam aprendizado contínuo de…

Fev 09, 2026 Educação

Por que as crianças estão perdendo habilidades motoras…

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version