SEGS Portal Nacional

Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma adaptação escolar mais tranquila

  • Terça, 20 Janeiro 2026 18:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Franciele Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Créditos: Freepik

Coordenadoras do Colégio Marista Arquidiocesano orientam famílias e destacam práticas simples que acolhem crianças e fortalecem a parceria com a escola no início do ano letivo

A chegada do ano letivo movimenta famílias e escolas e reforça que a adaptação escolar vai além do primeiro dia: é um processo gradual, que envolve emoções, convivência e construção de segurança. Para apoiar as famílias nesse período, as coordenadoras do Colégio Marista Arquidiocesano Márcia Nanaka (Educação Infantil) e Lilian Gramorelli (Anos Iniciais) destacam que atitudes simples do cotidiano ajudam a tornar essa fase mais leve e acolhedora.

“A criança está conhecendo um espaço com sons, pessoas e ritmos novos. É natural que surjam choro ou estranhamento. O mais importante é que ela perceba constância e tranquilidade nos adultos que a acompanham”, explica Márcia.

Para o colégio, a criança é protagonista do próprio desenvolvimento, e família e escola devem atuar em sintonia para fortalecer um ambiente de confiança, favorecendo o desenvolvimento integral e as aprendizagens previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Já nos Anos Iniciais, Lilian reforça que a adaptação também passa pelo incentivo à autonomia: “É na relação entre orientação e liberdade que a criança aprende a se organizar, resolver problemas e assumir compromissos. A família tem papel fundamental, mas precisa permitir que a criança ocupe esse espaço de crescimento”, afirma.

5 dicas para uma adaptação escolar mais tranquila

1) Estabeleça uma parceria de confiança com a escola

A adaptação é mais segura quando a família confia na equipe pedagógica. Essa parceria fortalece o vínculo escolar e ajuda a criança a perceber que a escola é um lugar de acolhimento e alegria.

2) Acolha o choro e respeite o tempo da criança

Choro e estranhamento podem ser reações naturais ao novo. Evite comparações e cobranças: cada criança tem seu ritmo. “O choro é uma forma de comunicação e faz parte do processo de reconhecimento do novo espaço”, reforça Márcia.

3) Crie previsibilidade com uma rotina simples

Conversar com a criança sobre como será o dia, narrar o que acontece na escola e manter uma rotina previsível reduz a ansiedade e traz segurança emocional. Mudanças simultâneas, como retirada de chupeta ou grandes transições em casa, devem ser evitadas no período inicial.

4) Faça despedidas curtas e coerentes

Na hora de deixar a criança, o ideal é manter uma despedida amorosa, mas firme e breve, pois prolongamentos podem aumentar a ansiedade. A mensagem principal deve ser clara: a família confia na escola e retornará em breve.

5) Incentive autonomia com afeto (especialmente nos Anos Iniciais)

Para crianças dos Anos Iniciais, a adaptação envolve novos desafios: rotina mais estruturada, mais responsabilidades e maior exigência de organização. “Apoiar não significa fazer por ela. É na relação entre orientação e liberdade que a criança aprende a se organizar e assumir compromissos”, explica Lilian. A orientação inclui organização compartilhada da mochila, revisão diária da agenda, rituais curtos de estudo, espaço fixo para tarefas e combinados claros sobre telas.

Sobre Márcia Nanaka

Pedagoga com especialização em Educação Infantil e gestão de práticas pedagógicas. É coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, com atuação voltada ao acolhimento, adaptação escolar e desenvolvimento socioemocional das crianças.

Sobre Lilian Gramorelli

Doutora e mestre em Educação pela USP, com MBA em Gestão Escolar. Coordenadora dos Anos Iniciais do Colégio Marista Arquidiocesano, atua há mais de 30 anos com metodologias ativas, organização escolar e formação integral.

Saiba mais:

O Colégio Marista Arquidiocesano faz parte da rede de colégios e escolas do Marista Brasil, que está presente em 20 estados brasileiros, atendendo cerca de 100 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Dez 19, 2025 Educação

7 critérios essenciais para escolher a escola certa…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version