Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no Ensino Superior
Resultado do exame amplia a possibilidade de acesso a instituições públicas e privadas
Para quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, chegou a hora de planejar os próximos passos para ingressar no Ensino Superior. Com a divulgação das notas nesta última sexta-feira (16), os estudantes passam a verificar os cursos desejados em instituições de todo o país.
A responsável pelo Programa Estudantil da Universidade Guarulhos (UNG), Beatriz Rossetti Sendin, informa que o exame se tornou um importante instrumento de acesso à graduação, e após a divulgação das notas pelo Ministério da Educação (MEC), os principais programas federais são liberados e as Instituições de Ensino Superior (IES) começam a divulgar as vagas e bolsas disponíveis.
Sendin comenta que o primeiro projeto a abrir as inscrições é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “Este é um programa destinado a quem deseja utilizar a nota do Enem para entrar em uma instituição pública. Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio; não ter zerado a redação e não pode ser treineiro. A seleção é feita com base na média das notas obtidas no exame, respeitando o número de vagas por cada curso”, explica.
Agora, para o candidato que pretende estudar em IES privadas, as chances aumentam com o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O primeiro, oferece bolsas integrais - 100% da mensalidade -, ou bolsas parciais – com 50% da mensalidade. “Este ano, as inscrições começam no dia 26 e vão até 29 de janeiro”, informa.
Beatriz ainda esclarece que para participar, o estudante deve se candidatar pelo site do MEC, ter realizado o Enem em 2024 ou 2025 e seguir os critérios socioeconômicos, além de não ter zerado na redação e ter conquistado pontuação igual ou superior a 450 nas cinco provas. “A Universidade Guarulhos, campus Centro, por exemplo, ofertará 30 bolsas de estudo neste primeiro semestre”, destaca.
Já o Fies é um financiamento ao qual o estudante realiza a graduação e paga o valor integral ou parcial do curso, com juros acrescidos, após a conclusão dos estudos. “Para aderir ao financiamento é preciso ficar atento a data das inscrições que acontecem no primeiro e segundo semestre. Os requisitos para ter acesso ao programa com a nota do Enem são parecidos com a do Prouni, podendo utilizar as notas de edições anteriores à prova de 2025”. De acordo com a responsável pelo Programa Estudantil da UNG, os juros do financiamento seguem o critério socioeconômico familiar.
Além dos programas federais, a Universidade Guarulhos (UNG) aceita a nota do Enem como forma de ingresso, substituindo o vestibular tradicional ou concedendo descontos nas mensalidades conforme o desempenho do candidato no exame. “Essa alternativa amplia o acesso ao Ensino Superior e facilita o ingresso de estudantes que já realizaram o Enem, tornando o processo mais ágil e democrático”, conclui Beatriz.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>