Brasil,

15 de Outubro – Dia do Consumo Consciente: Focando no consumo consciente, rede de brechó infantil cresce em meio a pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com 5 anos no mercado a Arena Baby aposta em sustentabilidade para inovar o setor de roupas e acessórios infantis; 70% das unidades já estão performando igual ou acima do normal em relação ao período pré-covid19

No próximo dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Consumo Consciente, data instituída pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009 com o objetivo de despertar a consciência do público para os problemas ambientais causados pelos padrões de produção e consumo excessivos.

Com uma população mais consciente, o mercado de roupas usadas tem crescido constantemente. Os brechós de roupas e itens infantis se multiplicaram pelos últimos anos, sejam em lojas ou online através de e-commerces, Instagram ou WhatsApp.

Um dos fatores que colaboram com esse aumento de demanda, é o fato de que bebês e crianças crescem muito rápidos e costumam perder suas roupas praticamente todo mês. A possibilidade de economizar e o desejo de consumir de forma consciente têm alimentado esse mercado.

Como o caso da Arena Baby, fundada pelos irmãos Giovanna Domiciano e Flávio Thenorio. Criada em 2015, em uma sala de apenas 30 metros quadrados em Santo André, em 2016, focando na expansão a rede ingressou no franchising e hoje conta com mais de 16 lojas no país.

Por mês, cada unidade da rede fatura em média R$ 40 mil com a venda de peças de roupas, acessórios e brinquedos. Além disso, a marca utiliza tag’s recicláveis para identificar itens como novos, nunca usados e quase novos. Hoje, cerca de 90% do acervo da rede é formado por peças semi-novas e 10% são novas de fábrica; os itens quase novos vendidos são de 30 a 80% mais baratas que as lojas convencionais.

“Nos preocupamos muito com a preservação do meio ambiente, em diversos detalhes. Evitamos sacolas plásticas, utilizamos tags recicláveis, além claro que ao reutilizar as peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também estará ajudando uma outra família que comprará itens de qualidade com valor bem abaixo do mercado”, explica Flávio Thenorio.

Em geral, brechós não trabalham com altas margens de lucro, por isso uma das estratégias da Arena Baby é estimular os clientes para que eles troquem as peças por mais créditos na loja. “Durante a semana, nós recebemos cerca de 200 peças por dia, já aos sábados e feriados o número pode dobrar”, afirma Flávio.

Hoje, com 3 meses da reabertura das lojas, a rede percebeu um crescimento constante pela busca de produtos. “Nos primeiros dias, tivemos lojas atingindo excelentes resultados enquanto outras sentiram maiores impactos. Hoje, cerca de 70% das unidades já estão faturando igual – ou acima do normal – ao compararmos ao período pré-Covid”, pontua.

Mesmo com o cenário de incertezas, a marca conseguiu inaugurar 3 unidades e conta com mais duas em fase de implantação. “Nossas expectativas para a rede são bem otimistas. Isso porque a maior parte das lojas já está performando dentro das metas estabelecidas. Uma das grandes vantagens do nosso modelo de negócio é a regularidade de resultados durante o ano inteiro”, analisa Gustavo.

Para o futuro, a rede possui um planejamento que inclui a implantação completa do marketplace em todas unidades da rede – hoje, apenas a unidade de Santo André está cadastrada para a realização de todos os testes. “Com o Arena Baby Online será possível atingir mamães de qualquer lugar do Brasil e isso trará uma força maior para a marca”, finaliza.

Sobre a Arena Baby

Pioneira no consumo consciente de roupas de bebês e crianças, a rede Arena Baby, criada em 2015, entrou para o franchising no final de 2016. A loja de brechó infantil traz um conceito onde o cliente leve os produtos que o seu filho já não usa mais e venda por dinheiro ou por crédito na loja, para a compra de outros produtos que necessitar no momento. Além de encontrar produtos Quase Novos e Nunca Usados, de 30 a 80% mais baratos do que os mesmos produtos em lojas convencionais.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar