Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Setor automotivo deve observar mudanças na IATF 16949 pós COVID-19

IATF estendeu o prazo para renovação da certificação, e abriu possibilidade de auditorias remotas para empresas do setor afetadas pela COVID-19

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, organizações responsáveis por normas e regulamentos têm alterado regras e prazos de certificação. No setor automotivo, a International Automotive Taskforce (IATF) estendeu a validade dos certificados IATF 16949 emitidos antes de 27 de março de 2020 até seis meses após o seu vencimento, como uma medida global.

Entretanto, mesmo com a prorrogação do prazo, as empresas do setor precisarão se atentar para alguns pontos. "Uma empresa cuja auditoria deveria ocorrer próximo ao dia 1º de abril terá duas prorrogações de 90 dias. Durante a segunda extensão de 90 dias, o certificado é suspenso, mas ainda é válido", explica Daniela Huch, especialista em Gestão de Qualidade da Indústria Automotiva na TÜV Rheinland.

Dentro do período de 180 dias, as empresas poderão realizar auditorias remotas ao invés de realizar esse processo presencialmente. Porém, existem condições para a execução deste monitoramento: a empresa atualmente deve produzir peças ou produtos automotivos para os clientes, e seus negócios devem ter sido afetados pela pandemia COVID-19 de forma que não seja possível realizar uma auditoria no local.

Empresas que precisam organizar uma auditoria de recertificação após um período de três anos não são elegíveis para monitoramento remoto. Mesmo assim, poderão usufruir da prorrogação da validade dos certificados.

Opção remota

Quem puder aderir ao monitoramento remoto também terá algumas regras para observar. O monitoramento pode ocorrer no máximo 30 dias antes do final do período de extensão de seis meses e, no máximo, 60 dias após esse período. O processo demora ao menos um dia para ser concluído, e mais tempo pode ser solicitado dependendo do porte da empresa.

"Mesmo com a mudança, notamos que as empresas ainda estão optando por manter suas auditorias dentro do prazo ou, no máximo, usar o período de extensão referente aos primeiros 90 dias", afirma Daniela. A TÜV Rheinland desenvolveu um conjunto de regras para conduzir auditorias corporativas dentro dos padrões de segurança exigidos pelo COVID-19. "De qualquer maneira, é importante que as empresas interessadas comecem a buscar organizar seus calendários bem como ações sanitárias para uma eventual auditoria presencial desde já", recomenda a especialista.

Sobre a TÜV Rheinland

A TÜV Rheinland significa segurança e qualidade em quase todas as áreas de negócios e da vida. Fundada há cerca de 150 anos, a empresa é uma das principais fornecedoras de serviços de teste do mundo, com mais de 20.000 funcionários e receita anual de 2 bilhões de euros. Os especialistas altamente qualificados da TÜV Rheinland testam sistemas e produtos técnicos em todo o mundo, apoiam inovações em tecnologia e negócios, treinam pessoas de várias profissões e certificam sistemas de gerenciamento de acordo com padrões internacionais. Dessa forma, os especialistas independentes geram confiança nos produtos, nos processos das cadeias globais que agregam valor e no fluxo de commodities. Desde 2006, a TÜV Rheinland é membro do Pacto Global, das Nações Unidas (ONU), para promover a sustentabilidade e combater a corrupção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo