Brasil,

Na estrada outra vez: dicas de segurança contra a COVID-19 para pessoas que precisam sair de casa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Moreno Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Muitas pessoas voltaram a se locomover para o trabalho na medida em que as restrições da COVID-19 estão sendo liberadas e os negócios estão reabrindo.

Para passageiros usando transporte público, serviços de carro compartilhado ou dividindo o carro, a grande proximidade com outros passageiros pode criar preocupações sobre segurança e risco de ser infectado. Isso acontece porque sabe-se que a COVID-19 espalha-se principalmente de pessoa para pessoa através de gotículas produzidas quando uma pessoa infectada espirra, tosse ou fala.

“É importante que as pessoas se lembrem que a COVID-19 ainda continua ativa nas comunidades”, diz a Dra. Abinash Virk, médica de doenças infecciosas da Mayo Clinic. “É ainda mais importante que as pessoas se lembrem que o vírus afeta mais severamente as pessoas mais velhas e imunocomprometidas. Logo, os viajantes devem pensar nos familiares e amigos para quem eles podem potencialmente transmitir essa infecção.”

A Dra. Virk oferece algumas sugestões de medidas de segurança que você pode tomar se estiver viajando com outras pessoas ou usando o transporte público. Confira abaixo:

P: Quais são algumas dicas de segurança contra a COVID-19 para quem está dividindo o carro?

R: Os viajantes devem usar uma máscara de pano ao dividir o carro com pessoas que não são sua família imediata. Se os passageiros não morarem na mesma residência, tentem andar com as mesmas pessoas regularmente.

Não tem problema viajar com o ar-condicionado ligado. Não há dados conhecidos sobre a contribuição do ar condicionado como causador da infecção. Evite oferecer e compartilhar garrafas de água, lanches ou outros itens. Cada passageiro deve manusear suas próprias sacolas e pertences.

Limite o contato próximo dentro do veículo, quando possível, e distanciem-se fisicamente uns dos outros quando estiverem fora do veículo. Se estiver usando seu próprio carro ou veículo, limpe e desinfete as superfícies de alto contato, como as maçanetas das portas, encostos para o braço, volante e cintos de segurança.

P: E quanto ao transporte público, como trens, ônibus e metrô?

R: Ao usar o transporte público, as pessoas devem usar máscaras e evitar tocar em seus rostos com as mãos. É muito importante usar álcool em gel para diminuir o risco de infecção. É sabido que as pessoas podem comprometer ou contaminar suas máscaras com as mãos. Portanto, a higiene das mãos precisa ser mantida. Use higienizador para mãos à base de álcool com graduação de pelo menos 60 por cento e então lave as mãos com sabonete e água quando você chegar ao seu destino.

Outras dicas incluem: se puder, considere locomover-se fora das horas de pico quando é mais provável que tenha menos pessoas, entre e saia dos ônibus pela porta de trás, se possível, e use formas de pagamento sem contato quando for possível.

P: As pessoas que se locomovem para o trabalho devem usar luvas ao usar transporte público?

R: Elas não precisam usar luvas. As luvas só farão com que as pessoas tenham uma falsa sensação de segurança, já que as luvas podem estar contaminadas, assim como as mãos.

Ao fazer uso prolongado do transporte público, se possível, evite comer para não ter que tirar a sua máscara. No entanto, se a máscara for tirada para comer ou beber, levar lenços desinfetantes com você pode ser útil. Mesmo nesse cenário, a higienização das mãos é o componente mais importante.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendam a prática de boa higienização das mãos e etiqueta respiratória antes de usar qualquer tipo de meio de transporte:

Antes de sair, lave suas mãos frequentemente com sabonete e água por pelo menos 20 segundos ou use higienizador para mãos à base de álcool com graduação de pelo menos 60%. Ao chegar ao seu destino, lave suas mãos novamente com sabonete e água por pelo menos 20 segundos e repita o procedimento.

Evite também tocar os olhos, nariz e boca com as mãos sujas.

Cubra-se ao tossir ou espirrar com um lenço ou use a parte interior do seu cotovelo. Jogue lenços utilizados no lixo e lave suas mãos imediatamente com sabonete e água por pelo menos 20 segundos ou use higienizador para mãos à base de álcool com graduação de pelo menos 60 por cento.

“E lembre-se que se você não estiver se sentindo bem, é importante ficar em casa e não usar transporte público”, aconselha a Dra. Abinash Virk


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar