Lançamento do “Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social” na Semana Global de Empreendedorismo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Betânia Lins

- Com o mote “A revolução já começou”, a Semana Global de Empreendedorismo (SGE) contará com inúmeras atividades em mais de 160 países, de 13 a 19 de novembro. No Brasil, um dos destaques do evento será o lançamento do “Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social” – material que contou com a coordenação da Artemisia, organização pioneira no fomento e aceleração de negócios de impacto social e membro do Conselho Nacional da Semana Global do Empreendedorismo.

- Coordenado e concebido pela Artemisia e Agenda Brasil do Futuro – com realização técnica da Move Social – o “Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social” tem por autores Rogério Renato Silva, Max Gasparini, Elis Alquezar, Paola Gongra e Antonio Ribeiro. Download gratuito: bit.ly/AvaliaçãoImpacto

Em franca expansão no Brasil, os negócios de impacto social de setores como saúde, educação, serviços financeiros e habitação têm em comum o desafio de mensurar a eficácia da atuação dentro da lógica de oferecer serviços ou produtos voltados para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda. Com a premissa de unir lucro à transformação social, a comprovação da efetividade e sustentabilidade desses negócios é fundamental para conquistar investidores e aprimorar a atuação. Diante desse desafio para o empreendedor de impacto, a Artemisia se juntou à Agenda Brasil do Futuro e à Move Social para lançar o Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social, disponível para download gratuito.

O lançamento é parte da programação oficial da Semana Global de Empreendedorismo (SGE) – evento que acontece em mais de 160 países, de 13 a 19 de novembro. O movimento acredita na força-motriz do empreendedorismo para gerar desenvolvimento econômico e social e transformar realidades. Em 2017, o mote da SGE é A revolução já começou, frase que está intrinsicamente associada aos negócios de impacto social. A Artemisia, membro do Conselho Nacional da Semana Global do Empreendedorismo, já apoiou mais de 300 iniciativas de impacto nos últimos 13 anos; só no programa Aceleradora da Artemisia, desde 2011, já potencializou mais de 100 negócios de impacto social.

O guia prático traz conceitos importantes na avaliação de negócios de impacto social e o passo-a-passo para essa medição. Com um texto simples e explicativo, aborda cada passo com casos concretos, vídeos, websites, dicas de leitura e exercícios de brainstorming – que ampliam a compreensão da equipe e mostram como conduzir a mensuração adequada a cada estágio da startup e área de atuação. Subdividido em cinco capítulos – Por que avaliar?; Preparando o terreno; Sete passos para desenhar uma avaliação (passos de 1 a 4); Sete passos para desenhar uma avaliação (passos de 5 a 7); e Aprendizagem, decisão e comunicação – o guia foi coordenado e concebido pela Artemisia e Agenda Brasil do Futuro, com realização técnica da Move Social, organização de filiação dos autores Rogerio Renato Silva, Max Gasparini, Elis Alquezar, Paola Gongra e Antonio Ribeiro.

“A proposta é dar suporte ao empreendedor de impacto social para que pense sobre os principais conceitos de avaliação do impacto social do negócio; como criar uma cultura de avaliação interna e externa; como conduzir e quais instrumentos; metodologias e métricas; e quais armadilhas evitar. Na prática, um guia bastante prático que ajudará o empreendedor e sua equipe a construir uma solução customizada; totalmente voltada ao seu negócio e ao propósito que espera com essa avaliação de impacto”, detalha Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Mensuração de impacto

Como um empreendedor pode atestar que o produto ou serviço que oferece é realmente inovador e responsável pela melhoria da cognição de alunos de escolas particulares e públicas? Uma empresa pode medir o “valor” de oferecer mais saúde para idosos de baixa renda que antes não tinham acesso a esse serviço? Essas são algumas questões presentes no cotidiano de empreendedores de impacto social, sobretudo nos que estão em busca de investimentos. Isso porque os investidores usam métricas de avaliação para uma série de propósitos – tomar decisões de investimento, identificar e mitigar riscos, capturar o valor agregado em longo prazo e acompanhar o investimento para garantir que os objetivos sociais e financeiros sejam cumpridos.

Segundo Maure Pessanha, as métricas também ajudam a melhorar o modelo de negócio e atestam o impacto causado pelo negócio. “Tudo isso contribui para aumentar a transparência com todos os públicos interessados; por outro lado, são inúmeros os desafios para implementar um sistema de métricas. Medir o impacto tem um alto custo e demanda uma série de competências e recursos humanos difíceis de conseguir”, salienta, acrescentando que o guia auxilia o empreendedor nessa jornada.

SEMANA GLOBAL DE EMPREENDEDORISMO

Criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo então presidente da Kauffman Foundation, Carl Schramm, a Semana Global do Empreendedorismo (SGE) tem o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Esse ano, a SGE será celebrada entre os dias 13 e 19 de novembro em mais de 160 países. Nos últimos três anos, só no Brasil, o movimento mobilizou mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10 mil atividades. Com esses números, a SGE no Brasil é a maior do mundo.

A edição 2017 tem por mote A revolução já começou – frase que reforça o poder transformador do empreendedorismo e do empreendedor. A Semana Global do Empreendedorismo é organizada pela Rede Global do Empreendedorismo, formada por nove organizações do ecossistema empreendedor: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor, Junior Achievement e SEBRAE. A programação completa está disponível no site www.empreendedorismo.org.br.

Artemisia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui escritório em São Paulo.

A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Network, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br

Agenda Brasil do Futuro

É uma associação sem fins lucrativos fundada por jovens de famílias empresárias de diferentes regiões do Brasil que se comprometeram em investir seus mais diversos recursos para realizar projetos focados em gerar mudanças estruturais e culturais no país. O propósito da Agenda Brasil do Futuro é acelerar saltos de patamar em questões-chave do Brasil. Para isso, atua sempre em rede, contando com o protagonismo dos diversos atores de cada ecossistema. Desde 2016, ano em que começou a operar, a Agenda Brasil do Futuro tem se focado principalmente na pauta de gente e gestão no setor público. A temática de avaliação de impacto se encaixa como um ponto-chave para que os cidadãos e organizações que querem contribuir para a resolução dos problemas do país atuem com base em evidências, e, por consequência, escolham os caminhos mais eficazes.

Move Social

Somos uma empresa de consultoria e existimos para apoiar organizações públicas e privadas na ampliação e qualificação dos impactos social e socioambiental de suas ações. Com inteligência aplicada a cada cliente em particular, fazemos das práticas de avaliação e de planejamento vias estratégicas para tomada de decisões justas em suas leituras, arrojadas em suas escolhas e responsáveis em suas consequências. Associando sensibilidade e pragmatismo, procuramos trabalhar de forma responsiva às demandas de nossos clientes, a fim de apoiá-los a descobrir e formular soluções originais, eficientes e efetivas para seus desafios organizacionais. Oferecemos soluções para apoiar a tomada de decisão baseada em evidências. Trabalhamos para que nossos clientes reconheçam as realidades em que atuam, orientem-se pelo interesse público, articulem diferentes setores na solução de problemas complexos, produzam impactos sociais relevantes e sustentáveis para a sociedade e estejam atentos às questões de gênero, étnicos-raciais e de desenvolvimento sustentável. Planejamento estratégico, avaliação, sistemas de monitoramento, cursos de formação e publicações são os meios que utilizamos para ampliar e qualificar os impactos sociais positivos de organizações públicas e privadas.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros