Brasil,

O que você acha de o governo cogitar o lançamento de um plano popular para a saúde?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Taraborelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

É uma iniciativa importante e imprescindível para o setor. O Sistema Único de Saúde (SUS) não consegue atender toda a população de mais de 200 milhões de brasileiros. Desse total, apenas 45 milhões têm plano de saúde, o restante depende do sistema público, que não consegue suprir as demandas. Precisamos ter opções mais acessíveis para que as pessoas possam ter, pelo menos, o mínimo atendimento necessário para um tratamento.

O que esse plano precisa ter para dar certo?

O conceito de plano popular é bom, mas a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) precisa garantir que as regras não sejam alteradas no meio do caminho. A proposta precisa ser ajustada para que o modelo de cobertura seja, por exemplo, de corresponsabilidade, onde todos os envolvidos se responsabilizem por suas ações – paciente, médico, laboratórios e hospital. Esse é o caminho para o sucesso do plano popular.

Você acha que a proposta que está sendo apresentada é suficiente para atender as necessidades da população?

Ainda não tenho conhecimento de toda a proposta. Mas é necessário que as regras sejam claras e que seja permitido definir um modelo de atendimento e um rol de cobertura que não se altere. A judicialização é um obstáculo a essa proposta.

Por que o governo resolveu tratar deste tema agora?

Na realidade, já passou da hora. O sistema de saúde está doente. A conta não fecha, e quem sai prejudicado é a população. É preciso que todo o eco sistema trabalhe junto e esteja comprometido em mudar e fazer a sua parte para termos uso consciente do sistema de saúde. Todos têm um papel a desempenhar, inclusive os pacientes. Além disso, muitas pessoas deixaram de ter plano de saúde, ou por conta do desemprego, ou porque as empresas tiveram que cancelar o benefício em razão do difícil momento econômico dos últimos anos, e passaram a utilizar o sistema único de saúde, que já não tinha condições de atender a população atual.

Você acha que as seguradoras irão abraçar a ideia e desenhar planos neste modelo?

O conceito é bom, mas acredito que as operadoras serão bem conservadoras. Não vejo uma adesão imediata.

Esse plano popular teria algum limite de atendimento?

Esse plano deve ter um modelo de atendimento diferente. Não é só questão de diminuir rol de cobertura.

A regulamentação desse plano deve seguir as mesmas regras dos planos atuais?

É necessária uma regulamentação específica e atualizada, para que o novo modelo não sofra, por exemplo, com a judicialização, que tem causado grandes custo às operadoras e para que os clientes tenham seus direitos garantidos.

O que encarece os planos de saúde hoje?

Além das pessoas estarem vivendo mais (a idade aumenta o número de doenças crônicas e, consequentemente, o uso/sinistro), a judicialização e a tecnologia são dois itens que geram um grande custo para as operadoras. No primeiro caso, muitas vezes, os juízes dão ganho de causa para um cliente sem ter conhecimento profundo sobre o que estava acordado no contrato entre a operadora e o cliente. Já o avanço da tecnologia tem contribuído para que novas descobertas e procedimentos contribuam para melhores resultados nos tratamentos. No entanto, nem todo tratamento precisa das novas tecnologias, e o uso desnecessário acaba encarecendo os planos de saúde.

O que poderia ser feito para que os planos de saúde tenham reajustes menores?

Hoje, 20% do gasto com saúde é classificado como fraude ou desperdício. É necessário maior responsabilidade das partes envolvidas. Desde o cliente até a operadora, passando por médicos e laboratórios e a indústria.

Esses polos médicos de atendimento à saúde acessível serão concorrentes do plano popular para a saúde?

Não, são nichos diferentes e há espaço para os dois modelos.

Com o que você viu até agora, já é possível o plano popular entrar em funcionamento?

Acho que o ideal é o plano ser pilotado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar