O seguro de Riscos Ambientais e a conscientização sobre os limites da apólice de RCG para casos de poluição
A Chubb afirma que grande parte das organizações que contratam o seguro de Responsabilidade Civil Geral (RCG) ainda não está consciente dos limites dessa apólice para casos de poluição.
A Chubb, que lidera o setor de seguros de Riscos Ambientais no Brasil – conforme levantamento da Susep, afirma que grande parte das organizações do país que contratam o seguro de Responsabilidade Civil Geral (RCG) ainda não está consciente dos limites dessa apólice para casos de poluição. “Muitas dessas empresas se sentem protegidas em função de uma cláusula que, de fato, indeniza casos de contaminação. Contudo, esse risco necessita de coberturas mais específicas e abrangentes – o que é possível somente por meio da aquisição do seguro de Riscos Ambientais”, destaca Fábio Barreto, Coordenador de Subscrição de Riscos Ambientais da Chubb.
De acordo com Fábio Barreto, em caso de poluição, a apólice de RCG cobre apenas eventos súbitos e acidentais dentro de um período máximo de 72 horas. “O seguro de Riscos Ambientais, por outro lado, cobre não apenas ameaças decorrentes de poluição súbita e acidental sem a limitação temporal, como também poluição gradual, vazamentos de estruturas subterrâneas ou submersas”, afirma. Segundo ele, a cobertura não indeniza somente terceiros diretamente, tal como prevê a apólice de RCG, mas também o próprio segurado e a sociedade como um todo, por meio da cobertura aos recursos naturais e das ações de compensação ambiental.
Conforme o especialista, os casos de poluição envolvem um cenário complexo, pois a recuperação pode englobar investigação, contenção, salvamento, transporte de poluentes, recuperação da área atingida, indenização de terceiros, custas processuais e outros. Fábio afirma que o seguro de Riscos Ambientais contempla todas essas etapas. “Os trabalhos de reparação dos recursos naturais consideram solo, ar e água – incluindo o lençol freático”, destaca.
Tendo em vista as inúmeras consequências que um evento de poluição pode proporcionar, Fábio Barreto salienta a importância da apólice de Riscos Ambientais do tipo all risks, que cobre todos os riscos, exceto aqueles definidos como excluídos. “Essa modalidade, comercializada pela Chubb, significa um divisor de águas na história desse seguro no Brasil”, conclui.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário