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Recrutamento e seleção: como aplicar IA em 4 estratégias práticas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria dos Santos
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Veja o que a tecnologia pode fazer para tornar os processos seletivos mais eficientes, humanos e orientados por dados

A Inteligência Artificial já cumpre funções indispensáveis nos times de recursos humanos, diante da demanda crescente por processos ágeis, baseados em dados e centrados no candidato. Quase metade (46%) dos profissionais brasileiros de RH afirmam usar a IA diariamente em suas funções, um índice bem acima da média global (29%) e o mais alto entre os países analisados, segundo um estudo do LinkedIn.

A demanda por profissionais qualificados cresceu, a competição entre empresas aumentou e a pressão por contratações mais rápidas e bem-feitas nunca foi tão alta. Mas, embora o tema esteja em evidência, ainda é raro encontrar orientações práticas e aplicáveis, que possam explicar exatamente como a ferramenta pode ser útil para quem está na linha de frente do recrutamento.

“O grande trunfo da IA nos recursos humanos é a capacidade de melhorar a triagem e ampliar a capacidade analítica dos recrutadores, sem substituir o olhar humano. Essa redução de gargalos operacionais faz dela indispensável”, comenta Christian Pedrosa, fundador e CEO da DigAÍ.

A seguir, o executivo destaca quatro processos que a IA pode otimizar no dia a dia dos processos seletivos:

1- Triagem inteligente de currículos e critérios ajustáveis à vaga

A primeira grande dor dos recrutadores é o volume; às vezes, há centenas de currículos para analisar em poucas horas. Soluções de IA conseguem fazer essa triagem de forma rápida e parametrizada, identificando palavras-chave, experiências relevantes e até compatibilidade com requisitos específicos.

Diferente dos filtros tradicionais, a IA aprende com cada ajuste feito pelo RH, refinando a análise e reduzindo o risco de perder candidatos qualificados que não seguem um padrão tradicional de currículo.

2- Entrevistas automatizadas que analisam mais do que respostas

Os modelos de linguagem e as tecnologias de análise comportamental já são capazes de realizar entrevistas preliminares automatizadas, que avaliam coerência, clareza, raciocínio e até sinais de comunicação não verbal. A partir de sinais vocais quase imperceptíveis e da forma como cada resposta é construída, avalia-se inclusive se há contraste entre o que se diz e como se diz.

Isso torna mais evidentes comportamentos artificiais, como tom engessado ou respostas decoradas, e ajuda as empresas a reduzir vieses. Embora não substituam uma entrevista humana, essas características também ajudam a pré-selecionar candidatos mais alinhados, agilizando etapas e liberando o RH para conversas mais estratégicas.

3- Avaliação preditiva baseada em dados reais da empresa

Outra aplicação poderosa é o uso da IA para analisar o histórico de talentos da própria organização. Que características os colaboradores de alta performance têm em comum? Quais habilidades tendem a se traduzir em bons resultados em determinadas áreas?

A partir desse diagnóstico, a tecnologia consegue indicar o potencial de fit dos candidatos com a equipe, a cultura e as demandas da função. Isso cria processos seletivos mais assertivos, com menos turnover e mais confiança nas escolhas.

4- Experiência do candidato mais humana (sim, com ajuda da IA)

Apesar de parecer paradoxal, a IA também melhora a percepção do candidato sobre o processo. Respostas mais rápidas, atualizações automáticas sobre etapas, orientações personalizadas e comunicação clara fazem com que o candidato se sinta valorizado, algo essencial em um mercado em que reputação empregadora é diferencial. Para o RH, isso reduz retrabalho, diminui dúvidas recorrentes e garante processos mais organizados.

“A adoção de IA no recrutamento já se consolidou como parte dos processos de recrutamento na forma como empresas atraem e selecionam talentos. Ela permite que o RH se dedique a funções mais centradas em relacionamento e decisão, ficando a cargo da tecnologia o trabalho de rotina, análise e de escala”, finaliza Pedrosa.

Sobre a DigAÍ

A DigAÍ é uma empresa brasileira de inteligência artificial aplicada a conexões humanas, que nasceu em 2023 transformando o recrutamento e seleção por meio de entrevistas automatizadas via texto e áudio. Vencedora do Pitch do Web Summit Rio 2025, a empresa já realizou mais de 300 mil triagens e conta com mais de 100 clientes, incluindo Nubank, Deloitte, Carrefour, Zerezes, Companhia de Estágios, Select Soluções e Huntz. Hoje, a DigAÍ expande seu propósito para além do RH, desenvolvendo soluções que unem dados, empatia e tecnologia para entender e potencializar o que há de mais humano nas organizações.


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