5 elementos que sua empresa precisa ter para se modernizar

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Gallafrio - Dino

Saiba como dar vida nova aos negócios com medidas simples e modernas

“É preciso ter em mente que as empresas estão oferecendo opções cada vez mais completas e que vão muito além do tradicional - Vinicius Gallafrio

Foi-se o tempo em que ter bons produtos e preços atrativos eram o suficiente para ter um negócio bem-sucedido. Com a alta oferta de produtos e serviços de um mercado tipicamente globalizado e com apoios no segmento online, buscar a tão sonhada diferenciação do produto vai muito além de saber oferecer o melhor custo-benefício. “É preciso ter em mente que as empresas estão oferecendo opções cada vez mais completas e que vão muito além do tradicional. Não é mais possível confiar somente no produto e não inovar”, Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb e Mobile, empresa de desenvolvimento de soluções web e mobile focadas em resultados para os clientes.

Algumas ferramentas e inovações, no entanto, são imprescindíveis no contexto atual para deixar a sua empresa mais moderna e antenada às necessidades do mercado consumidor. Confira abaixo cinco elementos essenciais/básicos que empresas precisam ter para entrar de vez nas demandas do século XXI.

1. Site

Se sua empresa ainda não tem site, mude isso agora mesmo. Fazer uma busca no Google é praticamente a primeira coisa que uma pessoa faz quando procura um produto ou serviço. Mesmo que você já tenha uma clientela fixa ou faça parte de um contexto local – sendo o único estabelecimento do segmento em seu bairro ou cidade, por exemplo – é necessário ter um site completo e de boa usabilidade.

Não é preciso fazer algo muito complexo, mas algumas informações básicas não podem faltar. Endereço, telefone, e-mail, um pequeno histórico e fotos simples já são o suficiente para atender aos consumidores e validar o seu negócio como um empreendimento moderno e conectado.

2. Aplicativo

Os smartphones e tablets já são os dispositivos mais utilizados pelos brasileiros para navegar na internet – 89% da população usa os dispositivos móveis para navegação, de acordo com dados da pesquisa em Tecnologias da informação e da Comunicação (TIC) realizada pelo Centro regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

Para atender a essa crescente parcela da população, vale muito a pena investir no desenvolvimento de aplicativos e criar o app ideal para o seu comércio. No caso de um e-commerce, um app de vendas é o mais indicado. Outros negócios podem oferecer uma aplicação na qual o usuário tenha uma área restrita, sendo uma excelente forma de fidelizar clientes e de oferecer conteúdos exclusivos para eles.

3. SAC 3.0

Ter um serviço de atendimento ao cliente já é essencial, mas diversificar esse segmento está cada vez mais importante. Os usuários e clientes estão ficando acostumados a ferramentas simples de atendimento, como chat e WhatsApp. Eles podem até mesmo desistir da compra se não encontrarem essa facilidade.

O SAC por e-mail já tem caído em desuso, já que tem um tempo de resposta que não mais corresponde ao ritmo das coisas. Investir em um chat de resposta imediata, seja mediado por atendentes ou por inteligência artificial, é sempre uma boa pedida para diversificar seus serviços e oferecer aos clientes as ferramentas mais modernas.

4. Redes sociais

Encontrar a página da empresa em redes sociais é importante para alguns usuários, sobretudo os que querem ver comentários, avaliações e interações com os clientes. É importante fazer a página com todas as informações de contato e endereço, link para site, e manter o conteúdo atualizado.

As próprias redes sociais já se tornaram uma ferramenta de atendimento e, além disso, é uma ótima forma de usar o UGC (user generated content, ou conteúdo gerado pelo usuário) a seu favor. Fazendo campanhas que estimulam os clientes a postarem fotos de seus produtos, você encontra uma forma gratuita e muito eficaz de publicidade!

5. Engajamento

Ter um bom relacionamento com o cliente não é só realizar um bom atendimento. Algumas marcas ganham imenso destaque na internet pela interação com os usuários e pelo comportamento descontraído que assumem. Isso estimula os usuários não só a curtirem a página, mas também a se tornar mais ativo naquele ambiente.

Casos como o da Netflix e seu excelente relacionamento com o cliente, por exemplo, mostram que é possível fazer isso de forma simples e sutil, respondendo de forma espirituosa aos usuários. É preciso, contudo, ter cautela na hora de escolher o tom utilizado e entender que cada empresa tem um público diferente.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros