Brasil,

Como vender mais fazendo perguntas a clientes e prospects

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcos Biaggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Vendedores, na sua grande, desconhecem o poder das perguntas para identificar necessidades e, em seguida, fazer uma oferta ou proposta sob medida para o cliente. Na prática, perguntar de forma planejada e com uma finalidade previamente definida é um recurso para obter informações sobre os hábitos de compra do cliente e sobre o cenário de oportunidades para vender algo.

Sem o uso apropriado do recurso das perguntas, o vendedor acaba tratando todos os clientes de forma comum e com ofertas padrão, pré-formatadas para todo mundo. Uma incoerência, quando já sabemos que o desejo do cliente é ser tratado como único, com ofertas de acordo com a sua necessidade.

Conhecimento sobre o produto já não é mais suficiente para vender com resultado. O verdadeiro segredo “matador” no processo de vendas é a habilidade para fazer as perguntas certas.

Pense bem: alguma vez você já respondeu uma pergunta com outra pergunta? Isso poderia fazer a diferença na sua taxa de conversão? A resposta para essa última questão é definitivamente sim. A conversão é o percentual de prospects que acabam comprando e tornando-se cliente e também um dos grandes indicadores da eficiência comercial.

Os grandes especialistas em vendas, e sobretudo os renomados autores Geffrey Gitomer (A Bíblia de Vendas) e Harry Beckwith (Vendendo o Invisível), valorizam o poder das perguntas no processo de fechamento de uma venda, seja qual for o produto ou serviço.

Fazer perguntas não apenas aumenta a taxa de conversão, como cria empatia e afinidade com os prospects ou clientes e assegura que a venda se torne a ideia deles, e não apenas do vendedor.

Fazer perguntas também significa escuta ativa. O vendedor faz perguntas sobre o trabalho do cliente, negócios, família, hobbies e ao mesmo tempo demonstra um interesse sincero nas respostas. Vale à pena anotar algumas respostas – como o nome dos filhos, interesses pessoais etc para a comunicação futura. Ao fazer perguntas e ouvir atentamente, o vendedor cria uma enorme afinidade e agrega importância ao diálogo.

Quem pergunta mantém o controle da conversa, quem escuta não controla. Aquele que faz perguntas determina a direção da negociação. A partir do momento em que o cliente assume o controle da conversa fazendo perguntas, a retomada do controle pelo vendedor deve ser feita, de forma simples e direta, respondendo com outra pergunta. O conjunto de perguntas precisa ter qualidade, variadas e evitando “Por quê?” para que a conversa não se torne monótona e demonstre despreparo por parte do vendedor.

As perguntas têm o poder d e guiar o interesse do consumidor, descobrir a necessidade e levantar informações precisas e importantes para o fechamento da venda. Há basicamente dois tipos de perguntas, as fechadas e as abertas.

As perguntas abertas são uma forma valiosa de assegurar o envolvimento do cliente na conversa e representam a chave para identificar não apenas o que ele necessita, mas revelar muito sobre ele.

O vendedor pode usar perguntas abertas para construir afinidade e empatia, para identificar o problema do cliente e encontrar a solução mais adequada. Seis perguntas chaves compõem o roteiro da entrevista jornalística e podem ser utilizadas com a mesma eficiência no processo de vendas: quem, o que, onde, quando, porque e como.

Alguns exemplos de perguntas abertas:

Para empresas:

  • Qual o mercado de atuação de sua empresa?
  • Como o senhor percebe sua concorrência?
  • Como o senhor imagina sua empresa em 5 anos?
  • Como sua empresa está se preparando para o futuro?

Para pessoas físicas:

  • Como o senhor vê o mercado de trabalho?
  • O que é mais importante quando o senhor pensa em um carro?
  • O que é segurança para o senhor?
  • O que é fundamental quando se fala em qualidade?
  • Quais detalhes você procura neste produto/serviço?
  • Com que frequência você utiliza?

As perguntas abertas são uma excelente forma de entender como pensa o cliente. E as respostas que o vendedor ouvir irão guiar a negociação.

Perguntas fechadas geram respostas curtas e objetivas como “sim” ou “não”. Elas podem ser usadas para levantar informações rapidamente, mas sem que tenha a característica de check-list. Também podem confirmar um detalhe da venda e ajuda a concluir o processo como um todo.

Exemplos de perguntas fechadas:

  • Você gosta de bermuda ou calça?
  • Quer azul ou preto?
  • Quer maior ou menor?
  • Quer açúcar ou adoçante?
  • Gosta de rock ou sertanejo?
  • Prefere cerveja ou vinho?

As perguntas fechadas devem ser utilizadas com moderação e em geral como apoio na conclusão da venda depois que o vendedor já tiver um conjunto de informações significativo obtido através das perguntas abertas.

Ao fazer o uso adequado das perguntas o vendedor encoraja o prospect ou cliente a se comunicar, estabelece as necessidades, direciona a conversa, cria sinergia na busca da solução, elimina focos de tensão e convida à discussão saudável sobre a necessidade do cliente.

Aprender a arte de perguntar e ouvir é a chave para aumentar a taxa de conversão do vendedor e o caminho para o processo eficiente de relacionamento com o cliente. Não é possível transformar-se em vendedor de alto desempenho sem o domínio dessa ferramenta de venda.

===================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar