Brasil,

Workshop CVG-RJ: diretor da SOMPO aposta na coparticipação nos planos de saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vania Absalão
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O palestrante Valter Hime, da Sompo Seguros, e Marcello Hollanda, presidente do CVG-RJ O palestrante Valter Hime, da Sompo Seguros, e Marcello Hollanda, presidente do CVG-RJ

As receitas das operadoras de seguro saúde cresceram 13% em 2016, enquanto seus sinistros aumentaram 14%. Esses números, expostos pelo diretor de Saúde da Sompo Seguros, Valter Hime, durante workshop promovido pelo Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ), resumem a atual situação do segmento no país. Durante o evento, que aconteceu na última quinta-feira, 27 de abril, o executivo apontou esses e outros aspectos que vêm chamando a atenção no mercado.

“Além do aumento da sinistralidade, a inflação médica afeta as seguradoras em seus custos internos. A sociedade é quem acaba pagando, pois esse valor é transferido ao prêmio”, explica Hime, e diz que isso contribui para a evasão dos planos e para a perda na qualidade dos serviços prestados: “o excesso de profissionais nas redes credenciadas gera um efeito contrário ao da lei de oferta e procura, que costuma fazer os preços caírem. Diante da ociosidade, eles criam formas de se remunerar, fazendo procedimentos desnecessários, por exemplo”.

De acordo com o diretor da Sompo, a inflação médica também é influenciada pela variação cambial, visto que a maioria dos equipamentos e medicamentos é importada; pela baixa remuneração aos profissionais de saúde, que geram efeito similar ao da ociosidade; pela utilização indiscriminada dos planos pelos segurados e pela falta de modelos de coparticipação, que seriam capazes de tornar o uso mais consciente; e, por fim, pela judicialização da saúde suplementar.

Para que as empresas que contratam seguro saúde para seus funcionários não precisem tomar a difícil decisão de não manter o benefício, Hime acredita que algumas escolhas devem ser feitas. “É preciso prestar mais atenção na qualidade, e não na quantidade de clínicas ou médicos credenciados, escolher por eficiência e não por localização”, enumera.

Ele acredita que os planos devam passar por uma regionalização, deixando de perseguir o complicado desafio de oferecer uma cobertura nacional; e, no caso de clínicas e hospitais, um processo especialização, passando a atuar em rede com outras instituições. “No interior de São Paulo, isso já está acontecendo. Já existem hoje 150 cooperativas”, exemplifica.

Sua grande aposta, porém, é o estabelecimento de modelos de coparticipação e franquias. Hime afirmou que, se a participação do segurado nos custos com saúde fizer parte do orçamento familiar, a utilização desses serviços se tornará mais responsável, o que diminuirá os preços dos planos a longo prazo, ajudando na recuperação da qualidade nos atendimentos.

Esse é um dos tópicos que vêm sendo debatidos em âmbito de regulação. Há ainda expectativas em relação à normatização da transferência de riscos pelas operadoras de saúde, à criminalização de fraudes na aplicação de órteses, próteses e outros materiais; e ao novo rol de procedimentos, que terá 44 novos itens.

A criação do plano de saúde popular fecha a lista. “Acredito que esse produto irá construir um modelo sustentável de cobrir serviços de saúde, com a divisão de tarefas entre a iniciativa privada e o SUS. Hoje, essa oferta é sobreposta”, argumenta o diretor. Por fim, Hime falou ainda sobre a necessidade de um maior diálogo entre operadoras e prestadores de serviços, para que as atuais dificuldades sejam superadas em conjunto.

O evento foi mais um entre as iniciativas do CVG-RJ para promover a capacitação dos profissionais do mercado. “O Workshop VIP é gratuito e realizado em parceria com as seguradoras beneméritas do Clube, sempre buscando abordar um tema atual e de relevância para o setor”, disse o presidente da entidade, Marcello Hollanda. O encontro contou com auditório lotado.

Sobre o CVG-RJ |

O Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro surgiu há 50 anos com o objetivo de estimular o crescimento dos Seguros de Pessoas no Brasil. Hoje, o Clube reúne 26 empresas beneméritas (são empresas do mercado, que colaboram para que o CVG-RJ desenvolva as suas atividades), entre seguradoras, corretoras, consultorias e assessorias de seguro. Ao todo, são mais de 700 associados, que participam de suas atividades. Nos cursos de capacitação profissional, foram treinados milhares de alunos, que hoje ocupam postos importantes nas empresas do mercado. A diretoria 2015/2017 é composta por Marcello Hollanda, presidente; Carlos Ivo Gonçalves, vice presidente; Isaque Farizel, diretor social; Sergio Ricardo de Souza, diretor de seguros; e Wellington Costa, diretor tesoureiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar