Saque FGTS: As aplicações rentáveis a partir de R$ 1 mil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  RPM Comunicação

Consultora dá dicas de como aproveitar bem o dinheiro do saque das contas inativas e escolher as melhores aplicações do mercado

O saque de contas inativas do FGTS, que a partir de sábado (08/04) poderá ser efetuado por nascidos nos meses de março, abril e maio, injetará mais ânimo à economia. Pesquisas e análises mostram que boa parte dos 7,7 milhões de trabalhadores beneficiados vai aproveitar a ocasião para quitar dívidas. Mas e aqueles que estão com as contas em dia e podem dispor integralmente do dinheiro? A consultora de investimentos da Órama, Sandra Blanco, afirma que é possível fazer aplicações rentáveis e seguras a partir de R$ 1 mil. "O importante é não gastar com coisas dispensáveis ou deixar o dinheiro parado".

O que fazer:

Pague dívidas. Inadimplentes têm agora uma ótima oportunidade para quitar ou amortizar dívidas. Tente negociar a redução do valor dos juros, que ainda estão muito altos.

Invista! Se você não tem dívidas (ou se tinha, mas pagou e, ainda assim, sobrou dinheiro), aproveite ao máximo a oportunidade de aplicar. Já que poupança perdeu parte da atratividade, a indicação é investir de forma fácil e rápida em fundos de investimento com melhor rentabilidade, com aplicações a partir de R$ 1 mil. Títulos de renda fixa, como LCI, LCA, CDB e LC, são excelentes opções. E sem taxas na Órama.

Onde investir? Fundos de renda fixa, debêntures, fundos multimercado... Para quem nunca pensou que um dia pouparia fora da caderneta de poupança, esses nomes chegam a assustar. Mas a boa notícia é que esses investimentos mais rentáveis estão disponíveis a todos para aplicações a partir de R$ 1 mil. Veja alguns exemplos:

Para quem tem R$ 1.000

Órama DI Tesouro: As características desse fundo são muito semelhantes às da poupança, mas o rendimento tem sido bem melhor. Investe em títulos do Tesouro atrelados à Selic e possui a menor taxa de administração. As movimentações posteriores à aplicação inicial são livres, ou seja, de qualquer valor.
Órama Debêntures Incentivadas: A grande vantagem desse fundo é ser isento de imposto de renda.

Como a remuneração das debêntures de infraestrutura é atrelada ao IPCA e ainda paga juros, é uma excelente opção para ganhar poder de compra, no médio e longo prazo.

Órama Opportunity Total: Diversificação nos mercados de renda fixa, câmbio e ações. A maior parte do dinheiro está aplicada no mercado local, mas pode aplicar um percentual limitado no mercado internacional. É um fundo que possibilita ao investidor ter acesso às várias classes de ativos com valor inicial reduzido.

Órama Bogari Value: Fundo de Ações para os investidores com perfil mais arrojado. É um fundo que possibilita ao investidor aplicar em uma carteira de ações selecionadas com valor inicial reduzido. A seleção das ações é realizada por profissionais experientes e que acompanham o mercado de perto.

Para quem tem R$ 3.000

DLM Hedge Conservador II CP: Fundo que aplica em uma carteira diversificada de títulos de crédito privado de alto grau de investimento.

Para quem tem R$ 5.000

Sparta Top Crédito Privado: Fundo que aplica em uma carteira diversificada de títulos de crédito privado de grandes instituições financeiras e companhias de capital aberto do mercado doméstico, com boa governança corporativa e grau de investimento.

BTG Pactual Explorer: Fundo que aplica somente em juros e moedas latino-americanos (Brasil, Chile, Colômbia e México), utilizando estrutura local em cada um dos países, com analistas e economistas renomados.

Azul Quantitativo: Baseado em modelos matemáticos e estatísticos, o fundo investe em mercados de juros, câmbio e bolsa. As ordens de compra e venda são disparadas automaticamente, conforme decisões resultantes dos modelos.

Vinci Gás Seleção Dividendos: Fundo que investe em uma carteira diversificada de ações do mercado doméstico, priorizando empresas com demandas estáveis, protegidas contra a inflação, baixo endividamento e geração de caixa suficiente para pagar dividendos crescentes.

Para quem tem R$ 10.000

AZ Quest Altro CP: Fundo que aplica em uma carteira diversificada de títulos de crédito privado de alto grau de investimento.

Modal Institucional: Diversificação nos mercados de renda fixa, câmbio e ações. A maior parte do dinheiro está aplicada no mercado local, mas pode aplicar um percentual limitado no mercado internacional. É um fundo que possibilita ao investidor ter acesso às várias classes de ativos.

JP Morgan Multistrategy rates and FX: Fundo que aplica somente em juros e moedas. É uma solução de investimento inovadora no Brasil, pois investe em crédito de empresas brasileiras no exterior.

Pacifico Ações: Fundo de Ações para os investidores com perfil mais arrojado. É um fundo que possibilita ao investidor aplicar em uma carteira de ações selecionadas. A seleção das ações é realizada por profissionais experientes e que acompanham o mercado de perto.

Para investimentos acima de R$ 500 mil, a Órama oferece um atendimento especializado com consultoria e planejamento financeiro, sem custo para o cliente.

E o que não fazer?

Não deixe de sacar. Muita gente resolve deixar dinheiro na conta do FGTS para não correr o risco de gastar ou ainda por desconhecer a melhor maneira de torná-lo mais rentável. Péssima decisão. Nessa conta, o dinheiro é corrigido pela TR + 3% ao ano, um índice inferior ao da inflação. Isso significa que, mesmo que o dinheiro renda um pouco, haverá perda, porque o poder de compra diminui.

Saque, mas não gaste. Em tempos de crise e desemprego, não convém agir por impulso. Pense e repense se precisa mesmo do produto antes de comprá-lo.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros