Brasil,

Indenizações pagas por seguradoras para setor agrícola aumentam 87% em 2016

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscyla Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Indenizações pagas por seguradoras para setor agrícola aumentam 87% em 2016

Mercado segurador no Brasil oferece desde o ano passado produtos que facilitam acionamento de apólice em caso de prejuízos

O volume de indenizações pagas pelas seguradoras que atuam no segmento agrícola no país aumentou 87% em 2016, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) fornecidos pela Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenaseg). Os prêmios superaram a marca de R$ 1,3 bilhão em 2016, contra os R$ 700 milhões registrados em 2015. Motivo: quebras de safra decorrentes de adversidades climáticas provocadas pelo fenômeno climático El Niño.

Os seguros agrícolas cobrem danos decorrentes de eventos climáticos como granizo, geada, chuva excessiva, ventos fortes, incêndios, queda de raio, seca, inundação ou não germinação por fatores externos (com exceção de pragas ou doenças). Para que o produtor rural seja indenizado, é necessário a perda da safra (total ou parcial). No entanto, o mercado internacional já trabalha com um produto mais arrojado que o seguro rural e que independe da ocorrência de sinistro para pagamento de indenização ao segurado.

Trata-se do chamado Seguro Paramétrico ou Parametrizado, produto que funciona através da estipulação de índices ligados a fenômenos climáticos, ao invés de avaliações objetivas das perdas sofridas, para calcular o pagamento de indenizações. Ele é voltado para setores da economia que têm receitas e custos de operação diretamente impactados por variações inesperadas no clima, como é o caso das empresas de geração de energia elétrica com fonte renovável e dos grandes players do agronegócio que são afetados pelo regime de chuva, vento, sol e temperatura.

“Este produto não depende da materialização de um sinistro para a efetiva indenização. Ele funciona da seguinte forma: é estabelecido uma faixa nos índices a serem estipulados (seja incidência de luz solar, índice pluviométrico, faixa de velocidade de incidência de ventos, etc.) e, se ocorrer variações fora desta faixa, o segurado é indenizado. Ou seja, se chover de menos e uma plantação não produzir o esperado, o segurado terá direito a indenização de maneira muito mais eficiente, já que o que se cobre é a perda de produtividade e não o prejuízo com a seca ou excesso de chuva), explica Caio Timbó, diretor da LTSeg, corretora especializada em seguros e avaliação de riscos e responsável pela gestão diversas apólices de seguro destinados aos produtores rurais.

“O mesmo paralelo pode ser traçado numa turbina ou parque eólico, onde espera-se uma incidência de vento “X”, e sendo inferior, menos energia elétrica é gerada e menos lucros na operação”, continua Timbó

Para a implantação do seguro paramétrico é necessário adotar uma metodologia mais sofisticada de análise de riscos. “Nesse contexto entra a expertise e experiência do corretor, que tem o papel de customizar o produto segundo o perfil de cada cliente. Cabe ao corretor, junto com o cliente, analisar quais efeitos climáticos estão impactando o fluxo de caixa, seja de custos ou de receitas da empresa, e como isto afeta a operação ao longo do tempo. Cabe ressaltar também a expertise da CIA Seguradora, uma vez que este produto tem muito know how de experiências vividas em mercados internacionais, e as empresas que o comercializam são muito restritas e quase sempre utilizando capacidades lastreadas em resseguro”, afirma Caio Timbó.

O diretor da LTSeg enfatiza que uma das principais vantagens oferecidas por este tipo de cobertura é a de não ser necessária a avaliação dos danos por parte de peritos, facilitando o processo de regulação de ocorrências. “Se o índice acordado entre as partes for atingido, a apólice é ativada. Assim, a indenização pode ser utilizada pela empresa para restabelecer seu fluxo de caixa e financiar medidas de reação de seu negócio. Por isso, a contratação do paramétrico é eficiente para as companhias ”, finaliza Timbó.

Sobre a LTSeg

Especialista em seguros e avaliação de riscos, a LTSeg ocupa, desde 1998, posição de destaque neste mercado pelo seu know-how e forma de atuação que privilegiam um contato mais próximo aos clientes em todas as etapas, desde a consultoria para a definição do melhor programa de seguros, passando pela escolha das seguradoras e contratação das melhores apólices até o recebimento de indenizações na eventual ocorrência de sinistros. O elevado grau de conhecimento técnico e expertise nos mais diversos ramos do conhecimento, especialmente Engenharia e Direito do Seguro, garantem a entrega de serviços de alto padrão em todo território brasileiro. Com foco no mercado empresarial, a LTSeg atua com seguros em todas as modalidades, inclusive Responsabilidade Civil, Riscos de Engenharia, Garantias, Riscos Financeiros (E&O, D&O, etc), Educacional Patrimoniais, Transporte, Riscos Especiais e Benefícios. Saiba mais acessando http://www.LTSEGUROS.com.br

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar