Brasil,

Feedback na gestão: 45% dos profissionais veem a avaliação anual como chance de crescimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Freepik Freepik

O feedback contínuo tem ganhado espaço no debate sobre gestão e performance organizacional, especialmente no início do ano, período marcado pela definição de metas, prioridades e expectativas. Ainda assim, em muitas empresas, as conversas estruturadas sobre desempenho seguem restritas aos ciclos formais do Recursos Humanos (RH). Segundo pesquisa da Robert Half, 45% dos profissionais enxergam a avaliação anual como uma oportunidade real de crescimento, enquanto 26% afirmam não receber nenhum tipo de retorno estruturado e outros 19% avaliam que os modelos adotados poderiam ser melhor organizados, cenário que favorece o acúmulo de ruídos, desalinhamentos e frustrações ao longo do ano.

A ausência recorrente dessa prática impacta diretamente fatores como clareza, reconhecimento e alinhamento, apontados de forma recorrente como causas de desengajamento nas equipes. Um estudo da Gallup mostra que colaboradores que recebem feedback regular têm 3,6 vezes mais chances de estar engajados em seu trabalho, reforçando a relação direta entre conversas contínuas, desempenho e comprometimento. Em contrapartida, ambientes em que a avaliação de desempenho é tardia ou inexistente tendem a concentrar conflitos, perder produtividade e apresentar maior intenção de desligamento.

Para Pablo Funchal, CEO da Fluxus, empresa especializada em educação corporativa e desenvolvimento de lideranças, feedback é uma das ferramentas mais subestimadas da gestão. “Quando a devolutiva fica restrita ao fim do ciclo, ele deixa de cumprir seu papel estratégico. Em vez de orientar decisões e ajustar comportamentos ao longo do caminho, passa a surpreender, muitas vezes de forma negativa. O resultado são relações fragilizadas, perda de confiança entre líderes e equipes e um acúmulo de ruídos que reduz drasticamente a capacidade de correção de rota durante o ano", afirma.

Além de impactar os resultados, o especialista aponta que a forma como as devolutivas são conduzidas influencia diretamente a saúde emocional e a segurança psicológica no trabalho. “Abordagens genéricas ou fora de contexto tendem a gerar defensividade e desgaste nas relações, em vez de promover desenvolvimento. Por isso, uma comunicação eficaz exige intenção, clareza e responsabilidade, e deve ser incorporada como prática contínua de gestão", destaca Pablo.

Nesse sentido, o início do ano se mostra um momento estratégico para revisar a forma como o feedback é praticado nas organizações. De acordo com Pablo Funchal, transformá-lo em um processo contínuo é decisivo para sustentar resultados ao longo do ciclo. “Empresas que incorporam o diálogo estruturado à rotina, e não como exceção, criam ambientes mais claros, maduros e colaborativos. Quando o diálogo é constante, as pessoas sabem onde estão, o que se espera delas e como podem evoluir. Esse é um fator decisivo para construir relações de confiança e uma cultura de aprendizado”, conclui.

Sobre a Fluxus Educação Corporativa

A Fluxus é uma empresa de educação corporativa especializada no desenvolvimento de lideranças e responsável por ajudar empresas a instrumentalizar suas equipes e transformar boas intenções em cultura organizacional, com ritmo, clareza e lideranças conscientes. Com foco em liderança, cultura organizacional e inovação, oferece palestras, mentorias e treinamentos para empresas de diversos segmentos. Para mais informações, acesse: https://www.fluxus.live/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar