Brasil,

KPMG: maioria dos CEOs globais está repensando liderança e adaptando planos de crescimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Antunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Uma pesquisa realizada pela KPMG destacou que a turbulência econômica e geopolítica está forçando os CEOs a repensar a liderança e estratégia utilizadas. A maioria (72%) dos líderes já adaptou os planos de crescimento, mas eles permanecem divididos sobre quais competências específicas são necessárias para responder às mudanças rápidas: ambiente mais ágil e tomada de decisão mais rápida (26%), competindo com transparência na comunicação (24%) e capacidade de identificar, priorizar e gerenciar riscos (23%) foram citados como prioridade máxima. O estudo contou com mais de 1.300 participantes de 11 países e 12 setores da economia.

Quando questionados sobre os potenciais obstáculos para alcançar o crescimento, esses fatores permaneceram relativamente inalterados em relação ao ano passado, com crime cibernético (79%), prontidão ou aprimoramento das habilidades da força de trabalho em inteligência artificial (77%) e integração bem-sucedida da inteligência artificial aos processos de negócios (75%) continuando a ganhar destaque.

“O relatório trouxe um panorama impulsionado por tensões geopolíticas e esse cenário está estimulando uma mudança na abordagem de liderança, com muitos adaptando as estratégias de crescimento para lidar com o mundo complexo de hoje”, analisou o presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul, Charles Krieck.

Confiança na economia e lucro:

A confiança dos CEOs na economia global passou de 72%, em 2024, para 68%, em 2025, de acordo com a pesquisa. Apesar disso, os entrevistados mostraram um otimismo cauteloso, com a maioria deles focando o investimento em talentos para estimular um retorno ao crescimento: 92% disseram que planejam aumentar o número de funcionários nos próximos 12 meses.

Os entrevistados também permanecem otimistas em relação ao crescimento saudável dos lucros com 40%, prevendo um aumento de mais de 2,5% nos próximos doze meses, enquanto 89% permanecem interessados em realizar operações de fusões e aquisições.

Foco prioritário em inteligência artificial:

O levantamento mostrou ainda que os executivos pretendem focar investimentos estratégicos em inteligência artificial (IA), resiliência a talentos e riscos para sustentar e impulsionar o crescimento futuro: 71% deles disseram dizem que a IA é uma das prioridades de investimento para 2026, com 69% planejando aportar entre 10% e 20% do orçamento da empresa na implementação destes recursos nos próximos 12 meses. Por outro lado, uma adoção global acelerada desta ferramenta está criando novos desafios para os conselhos de administração. Os líderes expressaram sérias reservas em relação às implicações éticas (59%), à prontidão dos dados (52%) e à falta de regulamentação (50%).

Os CEOs também reconhecem que o sucesso da adoção da IA depende de uma implementação eficaz, mas com o uso da tecnologia liderada pelas pessoas: 61% deles disseram que estão contratando ativamente novos talentos com habilidades tecnológicas mais amplas, enquanto 70% relataram preocupações sobre a competição por profissionais e 77% destacaram o aumento das habilidades da força de trabalho como um desafio.

“Ficou claro que os CEOs estão encontrando oportunidades decorrentes da disrupção e investindo de forma arrojada em tecnologia e talentos. Eles demonstraram ainda um equilíbrio cuidadoso entre inovação e responsabilidade, reconhecendo a necessidade de seguir evoluindo enquanto gerenciam preocupações em relação à ética, regulamentação, aprimoramento das habilidades e acesso a talentos”, destacou.

Confiança climática em ascensão:

O estudo indicou que a maioria dos líderes corporativos permanece fortemente comprometida com os objetivos de sustentabilidade e cada vez mais confiante em alcançá-los. Cerca de 60% dos CEOs agora demonstram confiança em cumprir as metas líquidas zero até 2030, um aumento significativo em relação aos 51%, em 2024.

Sobre a pesquisa:

A 11ª edição do “Panorama dos CEOs” (do original em inglês, CEO Outlook 2025), da KPMG, foi realizada, entre 5 de agosto e 10 de setembro deste ano, e proporcionou dados sobre o enfoque, estratégias e planejamento adotados pelos entrevistados. As empresas estão localizadas em 11 países e são de 12 setores-chave da economia (gestão de ativos, automotivo, bancário, consumo e varejo, energia, saúde, de infraestrutura, de seguros, de ciências da vida, produção, tecnologia e telecomunicações).

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que presta serviços profissionais de auditoria, tributos e consultoria. Está presente em 142 países e territórios, com 275 mil profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são mais de cinco mil profissionais, distribuídos em 15 cidades de 10 estados e do Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG é uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilha valor e inspira confiança no mercado e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de transições sustentáveis em clientes, governos e sociedade civil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar