10 estratégias para transformar suas redes sociais em uma vitrine poderosa na Black Friday
Guia prático mostra como planejar conteúdo, atrair clientes e fidelizar o público no período mais competitivo do varejo
A Black Friday potencializa o consumo online e acelera a adoção do modelo de vendas figital (físico + digital). Segundo levantamento da Kobe Apps, 73% das compras realizadas na data em 2024 ocorreram via smartphones. E o consumidor está mais seletivo: 72% só interagem com mensagens personalizadas, enquanto 76% se frustram com comunicações genéricas. Para os empreendedores das Vendas Diretas, que já dominam a arte do relacionamento pessoal, este é o momento crucial de transformar suas redes em verdadeiras vitrines de alto impacto, capitalizando o aumento do fluxo de consumidores digitais para suas redes.
O canal digital é um dos principais meios de divulgação da Venda Direta no Brasil. Com o WhatsApp sendo usado por 80% e as mídias sociais por 75% dos empreendedores, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). No entanto, para os mais de 3 milhões de empreendedores brasileiros, a Black Friday exige o aprimoramento dessa presença digital com foco na qualidade da informação e na rapidez no contato, garantindo que o relacionamento consultivo e o pico de vendas sejam sustentados.
“O setor, que movimentou R$50 bilhões em 2024, utiliza o digital como motor. O empreendedor da Venda Direta tem o diferencial do atendimento personalizado e da confiança, ou seja, entende exatamente o que seus clientes precisam. Ao unir isso a estratégias digitais, especialmente na Black Friday, ele maximiza seu alcance e cria uma experiência de compra única para o consumidor final. Trata-se de gerar demanda qualificada, e não apenas descontos, aproveitando o que chamamos de modelo ‘figital’,” destaca Adriana Colloca, presidente da ABEVD.
Confira 10 dicas da ABEVD para usar as redes sociais como vitrine na Black Friday
Organize o catálogo digital: as redes sociais funcionam como o primeiro ponto de contato. Certifique-se de que as informações dos produtos estejam atualizadas e atrativas.
Crie uma “central de informação”: use os destaques das redes para centralizar as perguntas mais frequentes: prazos de entrega, política de troca e formas de pagamento. Facilidade de informação gera confiança especialmente para novos clientes em momentos de grandes promoções.
Gere interesse com demonstrações: utilize vídeos curtos para apresentar os produtos em uso. O vídeo ajuda o cliente a visualizar a utilidade do item e substitui a experiência tátil .
Use as Lives para interação: realize transmissões ao vivo para um atendimento exclusivo, tirando dúvidas em tempo real sobre os produtos. O objetivo é reforçar o papel de consultor, e não apenas de vendedor.
Promova kits de solução: Em vez de focar apenas no preço individual, crie kits que resolvam um problema específico, como “Kit Cuidados de Verão”. Isso destaca uma curadoria especializada.
Use prova social: Publique depoimentos de clientes satisfeitos com o seu atendimento e consultoria.
Priorize o contato direto: Monitore ativamente os comentários e as mensagens privadas. As redes facilitam o contato inicial, mas a velocidade de resposta é crucial.
Personalize a finalização: Use aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para finalizar o pedido. Essa migração permite reforçar o toque pessoal e a garantia da compra, transformando a transação em relacionamento.
Sustente o relacionamento: Após o período da Black Friday, utilize as redes para publicar conteúdo de dicas de uso e conservação dos itens comprados. Isso demonstra que a venda é contínua e que a consultoria permanece após o pagamento.
Use a data como impulso para o Natal: Convide os clientes a seguirem seus canais para conteúdos e novidades exclusivas. A Black Friday ajuda a ampliar a sua rede de contatos para a próxima grande data do varejo: o Natal.
A combinação entre relacionamento e estratégia digital faz da Black Friday o momento ideal para ampliar resultados e fidelizar clientes. Quem transforma suas redes em vitrine e aposta na personalização sai na frente, e prova que vender bem é, acima de tudo, saber se conectar.
SOBRE A ABEVD
Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais. Acesse: www.abevd.org.br. A venda direta é um sistema de comercialização de produtos ou serviços, por meio do relacionamento ou influência entre empreendedores independentes e seus clientes, de forma presencial e/ou digital, fora de um estabelecimento comercial fixo. A ABEVD também compõe a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. E pelo 4º ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Platinum Status, considerado como o mais alto nível e que atende todos os parâmetros de governança para uma associação. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros. A ABEVD hoje conta com cerca de 50 associadas, como: Avon, Cacau Show, DeMillus, Herbalife, Hinode Group, Jequiti, Mahogany, Mary Kay, Natura, Tupperware, Yakult etc. Todas as empresas associadas à ABEVD passam por uma rígida análise em seu plano de negócio, oferecendo um maior nível de proteção ao consumidor e empreendedor independente.
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