Mulheres negras e indígenas ganham protagonismo no debate climático da COP30 com apoio da CNseg
Com o objetivo de capacitar e formar lideranças femininas negras e indígenas, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) recebe, na Casa do Seguro, o projeto Negraiar Potências Negras, que tem apoio da ministra do TSE, Edilene Lobo.
As oficinas Negraiar serão realizadas entre os dias 17 e 20 de novembro, das 8h às 9h30, e destaca temas como raça, gênero, clima e política. Para a advogada e ministra negra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, o projeto visa fomentar o aprendizado e a rede de contatos das participantes.
"O Negraiar na COP30 é um passo fundamental para garantirmos que a voz das mulheres negras e indígenas, que estão na linha de frente dos impactos das mudanças climáticas, seja ouvida e valorizada. Não há justiça climática sem justiça racial e de gênero. Nossa missão é munir essas mulheres com o conhecimento técnico e político para que elas se tornem as protagonistas na formulação de seus próprios planos de ação e na incidência sobre as políticas públicas, desde o seguro inclusivo e as transformações tecnológicas até a luta contra o racismo ambiental. E aqui a CNseg, por meio da Casa do Seguro, fez essa ponte, apoiando significativamente o projeto”, destacou.
O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, reforça o apoio do setor segurador nesta agenda social, principalmente no incentivo à capacitação e inclusão para o empoderamento e o mercado de trabalho.
“É uma satisfação para a Confederação e todo o setor apoiar esse projeto. Faz muito sentido ouvir e dar voz a esse público, que está interessado no conhecimento que o setor traz, na economia, soluções para o clima e outros temas que a Casa do Seguro abriga. Essa parceria é sinônimo de que a integração de temas sociais e mercado pode trazer desenvolvimento socioeconômico, em prol das transformações que a pauta de mudanças climáticas impõe ao Brasil e ao mundo”, destacou.
Temas e cronograma
O plano de trabalho detalha quatro oficinas principais, cada uma com foco em diferentes aspectos da intersecção entre raça, gênero, clima e política:
1ª Oficina (dia 17): Clima, mulheres negras e indígenas, transformações tecnológicas e seguro. O objetivo é introduzir conceitos como clima, relações de gênero, IAGen (Inteligência Artificial de Gênero) e seguro inclusivo. Responsáveis: Edilene Lôbo e Natália da Mata.
2ª Oficina (dia 18): Clima, comunidade, política e ativismo. Foca no debate sobre política em sentido amplo, ativismo, engajamento cívico e produção de dados cidadã, visando nivelar conhecimentos e desenvolver competências de liderança. Responsáveis: Livia Kalil e Lea Lebeaupin.
3ª Oficina (dia 19): Ativismo, política, Racismo Ambiental, Justiça Ambiental e a necessidade de lideranças locais e regionais. O foco é a apresentação da política climática e do advocacy climático como instrumentos de transformação, incentivando o engajamento na agenda de clima. Responsáveis: Suane Barreirinhas, Rosa Marques e Piedade Marques.
4ª Oficina (dia 20): Geração de renda, iniciativas sustentáveis, resgate da autoestima e fortalecimento da saúde mental. O objetivo é desenvolver reflexões sobre geração de renda através de iniciativas sustentáveis, tecnologias sociais e empreendedorismo, valorizando a força e beleza negra e indígena. Responsáveis: Edilene Lôbo, Natália da Mata e Edilamar Souza.
Após as oficinas do projeto, a Casa do Seguro segue sua programação, com discussões essa semana sobre temas como Cooperativismo e Seguros, Infraestrutura sustentável, cidades resilientes, seguro rural, além das agendas das empresas empoderadoras. Conheça aqui a agenda completa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário