COP30: Green Zone destaca seguros e previdência como pilares da sustentabilidade
As superintendentes de Sustentabilidade, Luciana Dall’Agnol, e de Relações Institucionais, Marianah Vilela, juntamente com o superintendente-executivo, Gustavo Brum, representaram a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) na quarta-feira (12) em dois painéis realizados no Pavilhão Pará – Green Zone da COP30, em Belém.
Os debates abordaram os temas “Seguros e Inteligência Climática para uma Transição Justa”, “Cidades Resilientes – Finanças, Seguros e Políticas para o Enfrentamento de Catástrofes Climáticas” e “O Papel do Cooperativismo na Construção da Resiliência Climática”.
No primeiro painel, Luciana Dall’Agnol atuou como moderadora, enfatizando a importância de disseminar a cultura de gestão de riscos na sociedade e de fortalecer a previdência complementar como instrumento de proteção da renda familiar.
“O setor de seguros é especialista na prevenção e na mitigação de riscos. Precisamos difundir essa mentalidade e promover soluções que unam longevidade e sustentabilidade”, destacou Dall’Agnol.
O presidente da Federação de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Edson Franco, também participou da mesa e reforçou a relação entre longevidade populacional, proteção familiar e sustentabilidade econômica.
“Vivemos uma transformação no modo de pensar o seguro. Somos um mecanismo de transferência de riscos do indivíduo, das empresas e do Estado. É fundamental priorizar a prevenção e, em seguida, a mitigação”, afirmou.
Cidades resilientes e finanças sustentáveis
No painel promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Marianah Vilela destacou o papel estratégico do setor segurador na construção de cidades resilientes. O debate concentrou-se em soluções integradas de adaptação climática, resiliência urbana e redução de riscos decorrentes de eventos extremos.
“A atuação do setor envolve iniciativas como o Seguro Social de Catástrofes, o Hub de Inteligência Climática para Seguros e a reestruturação do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap), todos voltados ao fortalecimento da gestão de riscos e à resposta às mudanças climáticas”, observou Vilela.
Em outra frente, Gustavo Brum participou do painel organizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) sobre o papel do cooperativismo na resiliência climática. O executivo ressaltou a contribuição do setor segurador para o desenvolvimento socioeconômico do país, sobretudo por meio de parcerias com o cooperativismo de crédito e o fortalecimento das atividades agrícolas sustentáveis.
Sobre a Casa do Seguro
A Casa do Seguro está situada em local muito próximo ao espaço oficial da COP30. Além da programação de conteúdo, promove iniciativas de responsabilidade social, prestigiando a economia e a mão de obra locais. O projeto é ambientalmente responsável e foi desenvolvido dentro dos conceitos de evento neutro e resíduo zero, prevendo ainda uso eficiente de água e energia.
Com o apoio de seus empoderadores –Allianz, AXA, BB Seguros, Bradesco Seguros, Caixa Seguridade, MAPFRE, Marsh McLennan, Porto, Prudential e Tokio Marine – a Casa funciona em 1,6 mil m² de área útil, acomodando plenária com 100 lugares, seis salas de reunião, business lounges, estúdio para gravação de podcasts, sala de imprensa, espaço de convivência e área para exposições artísticas e apresentações culturais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário