Brasil,

CAIXA Seguridade reforça compromisso climático na COP30 com iniciativas de suas joint ventures

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscilla Natale
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Companhia atuará como empoderadora da Casa do Seguro e promoverá uma agenda de lançamentos, debates e ações culturais em Belém

A CAIXA Seguridade, quarta maior companhia do mercado de seguridade brasileiro e integrante do Conglomerado CAIXA, participará da COP30, em Belém, como empoderadora da Casa do Seguro, iniciativa coordenada pela CNseg que busca evidenciar o papel do setor de seguros na busca por soluções frente às mudanças climáticas. A companhia também promoverá seus produtos com adicionalidades sociais, ambientais e climáticas, debates e ações culturais em parceria com suas cinco joint ventures, CAIXA Vida e Previdência, CAIXA Residencial, CAIXA Capitalização, CAIXA Consórcio e CAIXA Assistência e demais parceiros como institutos de pesquisa, organizações sociais, bancos de fomento, entre outros

“A COP30 não é apenas um evento diplomático. É um chamado para redefinir o que significa progresso. E, nesse novo horizonte, a Amazônia não é periferia, é o centro. O setor de seguros ocupa uma posição estratégica nessa resposta, oferecendo proteção financeira diante dos riscos crescentes oriundos das mudanças climáticas, como os eventos extremos, os impactos sobre a saúde pública, a perda de biodiversidade, deterioração de biomas, entre tantos outros pontos que afetam a vida das pessoas.

É com esse espírito que levamos para Belém nosso portfólio de soluções e o compromisso de apoiar a transição justa para uma economia de baixo carbono", afirma Edgar Vieira Soares, presidente interino da CAIXA Seguridade e diretor financeiro e de Relações com Investidores.

As joint ventures da companhia chegam à COP30 com produtos e serviços que dialogam com a agenda ambiental, climática e social. Entre os destaques estão os produtos destinados ao público de baixa renda, como os microsseguros; produtos com adicionalidades sociais, ambientais e climáticas, ou seja, que compreendem serviços e diferenciais com potencial de geração de impactos positivos e/ou de utilização de parte da arrecadação com as vendas para Investimento Social Privado (ISP), cuja estratégia seja devidamente relatada e mensurável. Além destes, destacamos os produtos destinados e modelados conforme necessidades específicas de grupos sociais historicamente excluídos do processo de garantia dos direitos básicos.

Nessas perspectivas, destacamos os produtos com preços mais acessíveis, como o Consórcio da Gente Imobiliário e Veículos Leves, de parcelas menores, o Microsseguro Amparo, um seguro de acidentes pessoais com preços acessíveis e com assistências de impacto, como a assistência cesta básica e o seguro residencial fácil, que, além de caber no bolso, oferece assistências adicionais como chaveiro, eletricista, desentupimento e vidraceiro.

Ainda se destacam os produtos para segmentos específicos, como o Vida Mulher, o seguro proteção empreendedor, além de coberturas B2B conectadas diretamente a questões sociais, ambientais e climáticas, como descarte ecológico, consultoria ambiental, projeto ecoeficiente, descarte ecológico de óleo, fornecimento de caçamba.

Em termos de assistência atrelada a produtos, destaque especial ao Assistência Maria, ofertado dentro de vários produtos para mulheres na CAIXA. De alto potencial de transformação social, o serviço consiste em assistência especializada a mulheres em situação de violência,

Isso sem mencionar os produtos que auxiliam as pessoas a resguardarem seu futuro e, de quebra, contribuírem com o planeta. Um exemplo disso é o Prev + Juntos, plano de previdência que contribui com o futuro dos clientes e do planeta, uma vez que parte da arrecadação se destina ao financiamento de projetos sociais, ambientais e climáticos.

Programação durante a COP30

A CAIXA Seguridade estará presente em diversos espaços em Belém, contemplando agenda prévia, durante e pós o grande encontro do multilateralismo acerca das mudanças climáticas, a COP30.

A programação da CAIXA Seguridade na cidade terá início em 8 de outubro e se estenderá até o final de dezembro de 2025.

Em 08 de outubro foi realizada a inauguração da CAIXA Cultural Belém, no Porto Futuro II, sendo a primeira unidade da instituição no Norte do país. No dia 09 ocorreu a inauguração da Agência Conceito Ver-o-Peso, cuja abertura representa um marco simbólico e estratégico para a CAIXA, a Caixa Seguridade e para o país.

Localizada em uma das regiões mais emblemáticas da Amazônia, a inauguração acontece em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP30, e o mundo volta seus olhos para os desafios e oportunidades da transição justa e da adaptação climática.

Nesse contexto, a Caixa Seguridade tem papel essencial na construção de cidades resilientes e no fortalecimento da segurança financeira e social da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas.

Ao ser parceira da CAIXA no lançamento deste novo conceito de agência — que combina atendimento, convivência e inclusão digital —, a instituição reafirma seu compromisso com um modelo de desenvolvimento mais humano e sustentável.

A Agência contará com espaço para disseminação de conhecimentos, a Arena, onde serão promovidas palestras, workshops e demais atividades debates e interação com o público. A curadoria será da CAIXA Seguridade.

A abertura deste espaço de debates será com a palestra “A CAIXA e as mudanças climáticas: Crédito, Seguridade e Transformação!", ministrado por Kamila Camilo, fundadora do Instituto Oyá e referência em justiça climática, comunicação climática e engajamento social.

O espaço arena tem rica programação nos meses de outubro, novembro e dezembro, como bate papo com o autor do livro Pssica, de Edyr Augusto; debates sobre mudanças climáticas com especialistas como Professor Paulo Artaxo, da USP; agendas sobre temáticas raciais, de gênero, educação financeira securitária entre outros temas relevantes no campo da transição justa para uma economia de baixo carbono.

Outro espaço de participação da CAIXA Seguridade na COP30 é a Casa do Seguro da Confederação Nacional das Seguradoras – a CNSEG, na Green Zone, onde a Companhia estará ativamente presente entre os dias 10 e 21/11, com estande próprio, ativações e disseminação de conteúdos relevantes.

No dia 14/11, período da manhã, a CAIXA Seguridade apresentará na Casa do Seguro sua agenda 2030 de sustentabilidade, formalizará a adesão a relevantes instrumentos como Os Princípios de Seguros Responsáveis - PSI, da UNEP-FI e a associação ao Conselho Empresarial para o Desenvolvimento, o CEBDS.

Dia 14/11 também será palco para especialistas no campo das mudanças climáticas apresentarem estudos especializados contratados pela CAIXA Seguridade especificamente para a COP30 e que serão um legado para a sociedade e comunidade científica.

Os estudos especializados gravitam em torno de temas como financiamento climático em fundos de previdência complementar aberta, riscos e oportunidades associadas às mudanças climáticas em setores como seguros, capitalização, consórcio e assistência no mercado de seguridade. Os estudos estão sendo elaborados em conjunto com renomados parceiros como Instituto Clima e Sociedade e Fundação Getúlio Vargas. Entre os pesquisadores, Dra. Annelise Vendramini, Dra Viviane Muller Prado, Dr. Ricado Rochman, Dr. Raphel Niemeyer. Os estudos trarão insights para continuidade de projetos de implementação de produtos e serviços com design de negócios de impacto social, ambiental e climático.

A agenda pós-COP30 permanecerá forte após a finalização do evento, com realização de importantes agendas na cidade de Belém no período subsequente à realização do evento principal. E, mais importante do que os eventos, são os legados que produzirão ao fortalecer os princípios de sustentabilidade e negócios de impacto.

“A CAIXA Seguridade se orgulha de integrar esse esforço coletivo que une proteção social, resiliência econômica e inovação. Nosso posicionamento se traduz em compromissos concretos, refletidos em produtos que apoiam o país na busca por justiça social na transição para uma economia de baixo carbono", reforça Soares.

Com essa atuação, a CAIXA Seguridade contribui para o esforço conjunto do setor de seguros em promover soluções inclusivas de proteção financeira, apoiar a transição para uma economia de baixo carbono e fortalecer a construção de um futuro mais resiliente para o Brasil.

Sobre a CAIXA Seguridade

Fundada como holding de seguros da Caixa Econômica Federal, a CAIXA Seguridade oferece soluções completas em seguros, previdência, capitalização, consórcios e serviços de assistência, por meio de suas joint ventures: CAIXA Vida e Previdência, CAIXA Residencial, CAIXA Capitalização, CAIXA Consórcios e Caixa Assistência.

Com foco na inovação, segurança e na experiência do cliente, a empresa intermedia a disponibilização de produtos que atendem a diferentes necessidades, promovendo proteção, planejamento financeiro e oportunidades de investimento. A CAIXA Seguridade se destaca por integrar serviços que tornam o acesso a produtos financeiros mais seguro, flexível e acessível, contribuindo para a educação financeira e o desenvolvimento sustentável. Mais informações: www.caixaseguridade.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar