Setor funerário registra avanços significativos no mercado
Com profissionalização e foco no planejamento familiar, o mercado amplia serviços, atrai novos perfis de consumidores e moderniza o conceito de despedida
O setor funerário brasileiro vive um processo acelerado de modernização e consolidação. Segundo levantamento da Zurik Advisors para o Sincep (Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil), o mercado movimenta cerca de R$ 13 bilhões por ano no país — reflexo do crescimento dos planos antecipados e da diversificação dos serviços.
Para o diretor do Grupo Zelo, Roberto Toledo, o público tem buscado previsibilidade e segurança, rompendo com antigas percepções sobre o tema. “Hoje o setor é estruturado, transparente e acessível. Existem planos que permitem planejamento financeiro e diminuem a carga emocional no momento de um falecimento, além de oferecer benefícios em vida. O que garante tranquilidade e segurança em momentos delicados”, afirma.
Os planos funerários, antes vistos apenas como uma forma de custeio do funeral, passaram a agregar mais valor aos seus produtos com benefícios que incluem telemedicina, descontos em produtos e serviços ligados à saúde e bem-estar, e serviços de homenagens digitais. Essa evolução demonstra que o segmento vem se tornando parte da rotina familiar — e não apenas uma solução emergencial.
Setor funerárioEntre as tendências mais recentes, destaca-se o expressivo crescimento dos Planos Pet, um segmento em que o Grupo Zelo tem se posicionado como vanguardista no país. A empresa foi uma das primeiras a oferecer soluções voltadas à prevenção e ao cuidado dos animais de estimação, ampliando a cultura de planejamento e acolhimento também para os pets, em todo o Brasil. Esse movimento acompanha a expansão do mercado pet brasileiro, que faturou R$ 75,4 bilhões em 2024, segundo a Abinpet, crescimento de 9,6% em relação ao ano anterior — impulsionado pela valorização do bem-estar animal e pela busca de serviços mais completos e humanizados.
A modernização também é visível na digitalização e na sustentabilidade. Empresas do setor adotam ferramentas online para contratação de serviços, transmissões de cerimônias e gestão de memoriais virtuais. Além disso, há crescente uso de materiais de baixo impacto ambiental e tecnologias que reduzem resíduos e emissões durante o preparo dos corpos e o funcionamento de crematórios.
O crescimento da cremação é outro indicativo de mudança cultural. Segundo o Grupo Zelo, maior empresa de serviços funerários no país, foram realizadas 5.701 cremações em 2024, contra 4.227 em 2023 — um aumento de 34,9% no período. O segmento Pet também apresentou avanço expressivo, com 1.617 cremações em 2024, ante 1.339 no ano anterior, alta de 20,8%. Os números confirmam uma tendência de adesão crescente a esse tipo de serviço, impulsionada pela busca por praticidade, sustentabilidade e novos significados para as despedidas.
Outro movimento em destaque é a expansão dos cemitérios verticais e a ampliação de serviços personalizados, como memoriais ecológicos e plataformas de homenagem digital. “O setor está cada vez mais conectado às demandas contemporâneas: acolhimento, sustentabilidade e praticidade. Falar sobre o tema com naturalidade é o que permitirá que mais famílias se planejem e conheçam seus direitos e possibilidades”, conclui Toledo.
O diretor do Grupo Zelo enfatiza ainda a importância do cuidado emocional como parte essencial desse novo olhar sobre a morte, com projetos de conteúdo voltados à escuta, ao acolhimento e à reflexão sobre o luto. O Grupo Zelo colocou no ar esse ano três projetos, o portal Além da Perda, que reúne artigos e entrevistas com especialistas em psicologia e espiritualidade; o podcast Bucket List, em parceria com Gustavo Ziller, que propõe conversas sobre propósito e finitude. E a websérie Brasil tem Zelo, que percorre diferentes regiões do país para contar histórias reais de quem vive o cuidado, o amor e a despedida com respeito e sensibilidade. Em cada episódio, a produção revela a diversidade cultural e a riqueza das tradições brasileiras, mostrando como o ato de se despedir carrega traços únicos da nossa identidade — da música e das crenças populares ao jeito afetuoso de celebrar a memória. Com uma narrativa humanizada e poética, a websérie ajuda a quebrar estigmas e aproximar o público de um tema que, mais do que sobre a morte, fala sobre a vida e o legado que deixamos.
Com foco em transparência, tecnologia e respeito, o setor funerário brasileiro consolida-se como um mercado essencial, em transformação e preparado para atender com dignidade e eficiência as famílias em todos os momentos da vida.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário