Brasil,

Pesquisa da Ecx Pay: 1 em cada 3 trabalhadores está insatisfeito com benefícios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laura Justino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Levantamento feito pela fintech mostra como faixa etária e classe social influenciam na percepção, no uso e no desejo por benefícios mais flexíveis e que vão além dos tradicionais vale-refeição e transporte

Uma pesquisa inédita realizada pela fintech de benefícios corporativos Ecx Pay, em parceria com a Opinion Box, aponta que 1 em cada 3 trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos com o pacote de benefícios que recebem. O levantamento, que entrevistou profissionais de todo o Brasil, sinaliza também uma mudança no perfil das demandas da força de trabalho no comparativo entre gerações.

De forma geral, o estudo revela que as principais prioridades demandadas em benefícios corporativos são a cobertura de despesas essenciais, como alimentação e transporte (30,8%), seguido por benefícios ligados à saúde e bem-estar (25%) e cartão multibenefícios (19,8%). Além disso, 60,6% dos entrevistados apontam que um bom pacote de benefícios influencia diretamente na hora de aceitar ou recusar uma proposta de emprego.

Geração Z quer flexibilidade enquanto gerações mais velhas buscam estabilidade

A divisão dos respondentes entre faixas etárias revela perfis bem distintos de percepção, uso e expectativa. Jovens de até 24 anos são os que mais valorizam flexibilidade e autonomia: 35,96% deles consideram o cartão multibenefícios, que reúne os benefícios tradicionais à financeiros e de bem-estar, como o item mais importante do pacote, contra apenas 9,9% entre os profissionais de 40 a 49 anos.

Já os trabalhadores com 50 anos ou mais são os que mais enxergam os benefícios como fator determinante em decisões profissionais: 63,9% afirmam que o pacote influencia ou influencia muito na avaliação de uma proposta de emprego, enquanto 52,8% dos jovens de até 24 anos afirmam o mesmo. Entre os mais velhos, saúde e bem-estar também se tornam prioridade, com 32,65% apontando essa categoria como a mais importante, ante os 20,2% dos mais jovens.

“Esses dados permitem identificar que conforme a idade aumenta, mais as pessoas enxergam o pacote de benefícios como algo decisivo numa proposta de emprego. E cresce também a importância de itens ligados ao bem-estar e à qualidade de vida. Isso mostra que, em um cenário empresarial competitivo, os benefícios corporativos podem ser o maior diferencial na retenção e atração de talentos”, destaca João Innecco, cofundador da Ecx Pay.

A pesquisa também evidencia uma diferença relevante no acesso aos benefícios. Profissionais das classes A/B têm maior acesso a planos de saúde (42,25% vs. 31,76%), clubes de vantagens (18,31% vs. 11,76%), plataformas de bem-estar (19,72% vs. 9,65%) e até mesmo ao cartão multibenefícios (16,90% vs. 12,47%) em comparação com as classes C/D/E. Mesmo assim, a percepção de valor é alta nos dois grupos: 74,65% das classes A/B afirmam que os benefícios influenciam suas decisões de carreira, contra 58,28% entre C/D/E.

“Enquanto isso, 1 em cada 4 entrevistados afirma não receber nenhum benefício atualmente. Em um cenário em que mais de 60% dos profissionais avaliam esse fator como determinante para aceitar um novo emprego, o número evidencia um descompasso entre oferta e realidade”, aponta o cofundador da Ecx Pay

Antecipação salarial é prioridade para metade da força de trabalho

Entre os dados mais relevantes está o avanço da antecipação salarial como solução de segurança financeira. Hoje, 22,9% dos entrevistados já utilizaram o benefício, e 25,8% gostariam de ter essa possibilidade, mesmo sem nunca terem usado. Ou seja, 48,7% da força de trabalho valoriza ou precisa de acesso a esse recurso.

Do ponto de vista socioeconômico, a classe C/D/E lidera o uso (29,4%) e o desejo de acesso (27,76%), quase o dobro do índice de interesse registrado nas classes A/B (14,08%). “Essa diferença de acesso escancara a necessidade de democratização de soluções modernas, especialmente para as camadas mais vulneráveis do mercado formal”, destaca Pedro Wanderley, CRO da Ecx Pay.

O número é também expressivo no comparativo geracional: na faixa até 24 anos, 39,5% já solicitaram antecipação salarial, e outros 23,2% demonstram interesse. Já o desejo reprimido atinge seu pico entre os profissionais de 30 a 39 anos, onde 35,85% nunca usaram, mas gostariam de ter essa alternativa.

“De forma geral, a pesquisa aponta um crescente interesse por benefícios flexíveis e que vão além do tradicional, trazendo vantagens ligadas ao lado financeiro e também ao bem-estar dos profissionais. Para a Ecx Pay, os dados reforçam a urgência de oferecer modelos mais flexíveis, digitais e alinhados aos diferentes perfis etários e sociais. As empresas que souberem interpretar essa transformação terão mais chances de atrair, engajar e reter seus talentos”, completa Pedro Wanderley.

Sobre a Ecx Pay:

A Ecx Pay é uma startup de cartões multibenefícios corporativos do Grupo Ecx Card, empresa fundada em 1993. A plataforma surge com o propósito de unificar a gestão de todos os benefícios flexíveis, prêmios, adiantamento salarial e gastos corporativos em um só aplicativo e cartão aceito em todo o mundo. Com marcas como MRV, Fini, Mart Minas, Ferrero Rocher, Iveco, Fiocruz, Danone, Supernosso, Itambé e Unipar no portfólio, a startup atende cerca de 1800 empresas em todo o Brasil, impactando a vida de cerca de 69 mil colaboradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar