Brasil,

Ageless: entenda a crise do desengajamento e como superá-la nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bartira Betini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Saiba o que é a crise do desengajamento que atinge as empresas mundialmente - Divulgação - Crédito: iStock Saiba o que é a crise do desengajamento que atinge as empresas mundialmente - Divulgação - Crédito: iStock

Por Patrícia Ansarah*

Estamos diante de paradoxos estruturais que fragilizam as estratégias de engajamento. Um deles é o desequilíbrio entre o investimento em habilidades técnicas e competências relacionais (justamente aquelas que sustentam a qualidade das relações).

Outro paradoxo recorrente é o modelo tradicional de desenvolvimento de líderes: empresas oferecem programas robustos para formar “líderes de time”, mas os desenvolvem de forma isolada, colocando líderes entre os líderes. No entanto, só se consolida a liderança de times quando a mesma é construída junto com o time.

Um relatório da Gallup, em 2024, mostra que tornou-se imperativo reconhecer a urgência de investir no desenvolvimento de lideranças eficazes e na criação de um ambiente de trabalho que, de fato, priorize o bem-estar dos profissionais. Um caminho para resolver essa questão pode ser com a liderança dando o exemplo com uma dica prática que é criar rituais de conversa intencional que abra espaços de reflexões coletivas e estimulem a corresponsabilização. Perguntas como: “como estamos trabalhando juntos?”, “o que está nos aproximando ou nos afastando?”, “há algo que está nos impedindo de ser melhor junto?” ajudam a ampliar perspectivas, legitimar desconfortos e transformar tensão em aprendizado para ação.

Outro ponto importante é que a segurança psicológica é o alicerce invisível e precisa ser vista como um diferencial competitivo. Diante dos desafios cada vez mais complexos, dificilmente faremos algo sozinho, precisamos pensar juntos e encontrar, colaborativamente, novos caminhos e soluções para aquilo que nunca vivemos antes e dar um novo significado para o trabalho. Empresas que colocarem as relações humanas como prioridade, revendo suas políticas e processos internos, sairão desta crise mais rápido.

O desengajamento é estrutural, não geracional. O que as novas gerações estão fazendo é dar voz ao que outras já sentiam, mas não ousavam expressar. Por isso acredito que reverter a crise do desengajamento é possível, mas para isso, precisaremos abandonar velhas lógicas e crenças. Não há engajamento verdadeiro sem uma cultura que apoie o erro como aprendizado, o feedback como prática e o pertencimento como premissa.

*Patricia Ansarah é precursora do conceito de segurança psicológica no Brasil, com mais de 20 anos atuando em RH e como executiva de grandes empresas. Criadora do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP), primeira entidade voltada exclusivamente ao tema em território nacional, para endossar o pioneirismo e dar visibilidade ao tema no Brasil e levar soluções integradas por meio da segurança psicológica para o desenvolvimento de times e organizações.

Patricia Ansarah, fundadora do IISP Saiba o que é a crise do desengajamento que atinge as empresas mundialmente


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar