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Pais e Educadores Priorizam Segurança Digital Mais que o Futuro do Trabalho, Aponta Pesquisa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiola Ietto
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Estudo revela que adultos buscam retomar o papel de orientadores de jovens e crianças no uo das tecnologias, priorizando a proteção da privacidade, a ética, a saúde mental e a identificação de fake news.

"Pais e professores concederam à geração Z a autonomia do conhecimento digital. E hoje, aqueles que convivem com jovens e crianças começam a reivindicar novamente o papel de guias e orientadores", alerta a Dra Betina von Staa, educadora e correalizadora da pesquisa

Pesquisa identifica que pais e educadores têm preocupações convergentes sobre o uso da tecnologia por jovens e crianças. O levantamento avaliou 363 respostas quantitativas e 182 qualitativas, com 69% dos respondentes com idades entre 40 e 59 anos. Foi realizado em setembro, por meio da imprensa, whatsapp e instagram e reforçou que pais e educadores acreditam que os jovens precisam de orientações no aprendizado consciente sobre o uso da tecnologia e que a realidade digital é mais importante do que conhecimentos para o futuro profissional.

Além disso, os respondentes enumeraram os itens que mais os preocupam: aprender a lidar com proteção de dados e privacidade (89%); desenvolver o comportamento ético e responsável no ambiente digital (88%); saber gerir o tempo de tela e a prevenção de impactos à saúde mental ( 88,6%) e aprender a identificar fake news e manipulações algorítmicas (84,5%) das respostas.

O levantamento foi realizado pela Doutora em Linguística Aplicada, que se dedica há mais de 20 anos à tecnologia educacional, Betina von Staa, e por Léo Salomone, pesquisador e engenheiro, pela Universidade Carleton-Canadá, com ampla atuação na carreira de tecnologia para a educação.

Segundo a Dra von Staa, a pesquisa foi idealizada para apoiar educadores na implantação da Política Nacional de Educação Digital (PNED), que vira lei em toda a rede escolar no próximo ano letivo. E identificou que as prioridades indicadas pela sociedade, pais e pelos próprios educadores é atuar como orientadores no uso da tecnologia, o que confirma que as gerações Z e Alfa (nascidos de 1995 em diante) não estão preparadas para lidar com esses temas, contrariando as previsões relacionadas ao mito dos Nativos Digitais, discutidas desde o ano 2000.

“Um movimento ganha força: a retomada do empoderamento dos adultos quando o assunto é tecnologia. Desde o final da década de 90, pais e professores concederam à geração Z a autonomia do conhecimento digital. E hoje, educadores, pais e profissionais que convivem com jovens e crianças reivindicam o papel de guias e orientadores. A percepção é clara: os jovens precisam de referências sólidas, e os adultos estão dispostos a reassumir essa responsabilidade.”, alerta von Staa.

Vozes da pesquisa

Nodja Holanda, professora da Escola Estadual profissionalizante de Fortaleza, Maria Ângela de Silveira Borges defende o empoderamento de pais e educadores nessa missão. “Com certeza as crianças precisam sim de uma educação para formarem realmente uma concepção acerca da tecnologia, assim como as demais disciplinas que a gente também oferece no processo de aprendizado. Se você tem um letramento digital, se você conhece e sabe onde buscar as informações corretas, eu acredito que você faz a diferença com relação à tecnologia na escola”, destaca.

“A privacidade de dados é um dos pontos fundamentais. O mesmo para o controle de tempo de tela”. A professora conta que tem feito um estudo sobre o uso excessivo de telas e afirma: “A gente já sabe que uma criança pequena de 0 a 5 anos tem problema de atenção sustentada quando faz uso muito cedo de telas. Então, essa é uma informação muito importante para os pais e para os adolescentes que já têm uma concepção e uma consciência do tempo de uso”, pontua.

Para a profissional de Marketing de Florianópolis, Mônica Silvestre Camargo Cruz, 51 anos e mãe de uma adolescente de 15 anos, o maior desafio é o controle de tempo de tela. Ela percebe que inserir o uso consciente da tecnologia é uma preocupação da escola e também dos pais. No entanto, há uma distância entre querer trazer esse assunto para a rotina e conseguir que esse mesmo jovem absorva essas orientações.

“O que mais me preocupa no excesso de tempo de tela de crianças e adolescentes são as referências que eles recebem. Eles são bombardeados por conteúdos comerciais, ilusórios e por modelos de vida e comportamento distorcidos, muito diferentes do que desejamos para eles.

Isso tem impacto direto na saúde mental, especialmente entre as meninas, que vivem uma pressão enorme para alcançar um padrão de beleza idealizado nas redes sociais. Vejo isso em casa: minha filha passa horas cuidando do cabelo e da aparência, influenciada por esse universo onde tudo parece perfeito — o corpo, a pele, a roupa.

Essas comparações geram insegurança e insatisfação com a própria imagem, e muitas vezes percebo expressões e falas que claramente vêm de conteúdos das redes, como TikTok ou Instagram. É um reflexo de como o digital molda o que nossos filhos pensam e sentem sobre si mesmos.

Sobre os autores

Betina von Staa - Possui 25 anos de atuação na área de tecnologia educacional. É Doutora em Linguística Aplicada, Mestre em Análise do Discurso, Graduada em Letras. Atuou na Positivo Informática e foi responsável por trazer a D2L, empresa canadense de plataformas de aprendizagem, para o Brasil, atuando como Diretora de Vendas para América Latina. Coordena a elaboração de conteúdos digitais ou impressos para a Educação Básica e ensino superior, com foco em inovação.

Leo Salomone – Bacharel em Engenharia de Comunicações, pela Universidade Carleton (Canadá), como o 1º aluno da turma. Soma atuação de oito anos na Blackberry (Canadá) como líder de equipe de pesquisa e desenvolvimento no início da revolução dos smartphones. Foi Diretor de Soluções para a América Latina na Blackboard, Gerente de implantação da D2L e Diretor Comercial para a América Latina da Anthology.

Sobre o Canteiro Criativo

Liderado por Betina von Staa (fundadora e diretora pedagógica) e Léo Salomone (sócio e diretor de tecnologia e Operações), o Canteiro Criativo é uma empresa voltada a oferecer soluções de educação digital no ambiente educacional. Principais diferenciais: análises do cenário educacional, no Brasil principalmente sob 3 aspectos: 1) Aspecto comportamental e pilares (9 áreas do conhecimento da Educação Digital e Soluções de Letramento Digital); 2) Aspecto regulatório e legal – BNCC / PNED; 3) Aspecto de mapeamento para oferta de soluções práticas e eficazes.


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