5 erros comuns em projetos mecânicos e como evitá-los
Projetos mecânicos exigem precisão, visão sistêmica e atenção aos detalhes e, mesmo com equipes experientes, é comum que certos erros aconteçam, gerando retrabalho, aumento de custos ou até falhas funcionais no produto final, o que pode ser fatal em alguns casos.
A boa notícia é que muitos desses erros são previsíveis e, portanto, evitáveis, como listou abaixo o projetista mecânico Eduardo Gargantini. Confira:
1. Falta de alinhamento entre projeto e requisitos do fabricante
É comum iniciar um projeto com requisitos mal definidos, o leva a soluções que não atendem às necessidades reais de uso ou operação. Para evitar, invista tempo em um levantamento de requisitos bem estruturado, com análise funcional e validações com o cliente antes de qualquer modelagem no CAD.
2. Dimensionamento incorreto de componentes
Erros no cálculo de esforços, tolerâncias ou especificações de materiais podem comprometer desde o desempenho até a segurança. Para evitar, adote ferramentas de simulação mecânica (FEA), revisão por pares e boas práticas de engenharia mecânica para validar o dimensionamento crítico antes da fabricação.
3. Problemas de montagem ou interferência entre peças
É frustrante chegar à montagem final e descobrir que peças não encaixam por erro de tolerância ou interferência não prevista. Para evitar, use verificação de interferência no CAD, simulação cinemática e um checklist de montagem para evitar surpresas.
4. Desconsiderar processos de fabricação na fase de projeto
Projetos que não consideram limitações de usinagem, soldagem ou montagem aumentam drasticamente o custo e o tempo de produção. Para evitar, inclua desde o início o conceito de DFM (Design for Manufacturing) e consulte engenheiros de produção ou fornecedores-chave durante o desenvolvimento.
5. Falta de padronização
Projetos sem padronização de componentes, nomenclatura ou revisões dificultam a manutenção, replicação ou atualização futura. Para evitar, implemente processos de documentação técnica padronizados, com controle de revisões, BOMs (Bill of Materials) bem-organizados e arquivamento inteligente.
“Com um processo bem definido, uso inteligente de tecnologia e uma cultura de revisão constante, é possível entregar projetos confiáveis, eficientes e alinhados com os objetivos do fabricante”, explica Eduardo Gargantini. Afinal, prevenir é sempre melhor do que corrigir, não é mesmo?
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário