Brasil,

Planos de saúde passam a ser obrigados a cobrir implante contraceptivo: entenda os efeitos legais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amabily Caliman
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pedro Stein, advogado - Arquivo Pessoal Pedro Stein, advogado - Arquivo Pessoal

Nova regra da ANS garante acesso a um método de longa duração e reduz risco de negativas e ações na Justiça.

A partir de 1º de setembro de 2025, todos os planos de saúde no Brasil serão obrigados a oferecer, sem custo adicional, o implante contraceptivo hormonal subdérmico de etonogestrel. O método, conhecido por sua alta eficácia (cerca de 99%), tem duração de até três anos e agora passa a integrar a lista de coberturas mínimas exigidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A cobertura inclui não apenas o dispositivo, mas também o procedimento médico de inserção.

Para o advogado Pedro Stein, especialista em Direito Médico e Hospitalar, “o implante garante um método contraceptivo eficaz e duradouro, que antes era de alto custo para a maioria das pacientes. Agora o acesso será ampliado e os planos não poderão decidir caso a caso se oferecem ou não, o que dá mais segurança e igualdade no atendimento”.

Ainda de acordo com Stein, “para pedir a cobertura, basta apresentar relatório médico indicando o implante subdérmico”.

O que fazer se o plano negar a cobertura?

Segundo Stein, a paciente deve:

- Solicitar a negativa por escrito;
- Registrar reclamação na ANS, pelo portal gov.br ou pelo Disque ANS (0800 701 9656);
- Se mesmo assim não resolver, procurar um advogado para avaliar a possibilidade de entrar na Justiça com pedido de urgência.

Ele lembra que, em geral, a negativa é considerada indevida, desde que a paciente esteja na faixa etária indicada (18 a 49 anos) e tenha recomendação médica. “A única exceção são os casos em que ainda existe carência contratual em andamento”, frisa o advogado.

O que muda para os planos de saúde?

A partir de setembro, as operadoras terão que adaptar seus sistemas e autorizações para incluir o novo procedimento.

“Caso descumpram a regra, podem sofrer multa da ANS e até responder a processos administrativos. Além disso, aumenta o risco de ações judiciais por parte dos pacientes”, explica Stein.

Sobre o especialista

Pedro Stein é advogado pós-graduado em Direito Médico e Hospitalar. Atualmente é vice-presidente da Comissão de Direito Médico e Bioética da 3ª Subseção da OAB/ES. Atua em casos de planos de saúde, direitos dos pacientes e responsabilidade médica. Também produz conteúdo educativo nas redes sociais, descomplicando temas do universo jurídico da saúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar