Susep debate agenda regulatória em evento do setor
Objetivo foi apresentar as prioridades normativas da autarquia para 2026
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo diretor Carlos Queiroz, participou ontem (10) de webinar organizado pelo Comitê de Seguros e Resseguros da Câmara Americana de Comércio do Rio de Janeiro (Amcham-RJ), que teve como tema Plano de Regulação Susep 2026: Prioridades para o setor de seguros.
Além do diretor da Susep, participaram do evento: a Superintendente de Acompanhamento Técnico da CNseg, Karini Madeira; o Diretor-Presidente na Bradesco Vida e Previdência, Bernardo Castello; e a Co-Líder do Comitê de Seguros e Resseguros da Amcham Rio de Janeiro e Diretora de Relações Institucionais da Prudential do Brasil, Fernanda Cabrini (como moderadora).
Durante o evento, Carlos Queiroz apresentou o Plano de Regulação da Susep para o ano de 2026, destacando o processo que orienta sua elaboração. Segundo o diretor, o plano é estruturado a partir de etapas estabelecidas na governança interna, prevê ampla divulgação das propostas e admite ajustes ao longo do tempo.
Além disso, Queiroz explicou que as propostas normativas e de estudos possuem dois níveis de prioridade e estão distribuídos no plano em cinco eixos temáticos: produtos; inovação; conduta de mercado; aspectos prudenciais e de resseguros; e relações com o supervisor.
Dentre as ações prioritárias do eixo de produtos, foram destacados temas como os estudos sobre seguro de catástrofe, as regras operacionais relacionadas ao seguro de vida universal e a normatização da proteção patrimonial mutualista voltada aos transportadores de carga. No eixo de inovação e conduta, o diretor também mencionou a revisão do Sandbox Regulatório e do Open Insurance, além do desenvolvimento do Sistema de Registro de Operações (SRO) voltado para as operações de resseguros e de proteção patrimonial mutualista.
Ao tratar do eixo prudencial e de resseguros, Queiroz ressaltou, além das propostas normativas previstas, o apoio institucional da Susep ao Pacto Brasil pela Integridade, que objetiva incentivar as supervisionadas a adotarem programas de integridade e combate à corrupção, pública e privada.
Por fim, nas relações com o supervisor, o diretor deu destaque ao novo regime sancionador, voltado ao aprimoramento da atuação regulatória da Susep.
Para conhecer o documento na íntegra e conferir as propostas normativas e de estudos, acesse o Plano de Regulação da Susep para o ano de 2026.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário