Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como a mentalidade do corretor de seguros define resultados no mercado (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Paes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Alexandre Tadeu de Oliveira Lopes Marcos Alexandre Tadeu de Oliveira Lopes

Em um mercado de seguros em transformação, a mentalidade do corretor pode ser o diferencial decisivo para o sucesso. Não se trata apenas de vender apólices, mas de atuar de maneira diferenciada para se tornar um parceiro estratégico, identificando riscos reais, complexos, e assim, trazer os melhores produtos para proteger patrimônios de pessoas e empresas. Com a Lei 15.040/2024 (vigente desde 11/12/2025), o corretor ganha ainda mais relevância no mercado de Seguros. A nova lei reforça a segurança jurídica, elevando o corretor a protagonista na transparência e na boa-fé contratual.

O vendedor de preço foca no menor custo imediato, correndo o risco de comercializar apólices inadequadas aos perfis apresentados, que geram sinistros negados e insatisfação dos clientes. Já o consultor de valor analisa o perfil completo do cliente, mapeando riscos empresariais, compliance e necessidades futuras para entregar soluções personalizadas que geram economia real a longo prazo. Na era digital, essa abordagem não é opcional, é obrigatória para uma melhor fidelização.

A nova Lei de Contratos de Seguros impõe obrigações claras aos corretores como intervenientes no contrato, conforme previsão nos artigos 37, 38 e 39 da nova lei. A lei proíbe práticas abusivas como cancelamentos unilaterais pelas seguradoras, e demandam dever de informação rigoroso para o corretor. Um exemplo, o corretor de seguros agora é o responsável legal por garantir que documentos contratuais importantes, como apólices, endossos, condições gerais e outros dados relevantes, sejam efetivamente entregues ao destinatário (segurado, estipulante ou seguradora) no prazo máximo de 5 dias úteis ou ainda, sempre que for conhecido o iminente perecimento de direito, a entrega deve ser feita em prazo hábil. O resultado? Corretores preparados e bem assessorados se tornam consultores indispensáveis. Quem não se adaptar ainda corre riscos regulatórios.

Ferramentas como ChatGPT, Grok, revolucionam o dia a dia do corretor que deve usar a IA para:

Analisar balanços empresariais: Identificar riscos financeiros e sugerir coberturas técnicas e complexas.
Mapear possibilidades, simulando cenários de sinistros e personalizando uma diversidade de propostas em minutos.
Geração de relatórios: Criar análises rápidas de compliance com a nova lei.

Exemplo prático: "Analise os riscos de uma empresa de logística sob a Lei 15.040" – a IA entrega insights acionáveis, elevando o corretor de vendedor a estrategista. Por fim, ao buscar escritórios jurídicos que oferecem treinamentos exclusivos e focados na nova Lei 15.040/2024, o corretor evitará multas, processos, riscos desnecessários e otimizará os contratos comercializados.

As novas regras e ferramentas tech aumentam responsabilidades – um erro pode custar caro. Corretores, invistam no seu futuro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar