Era da IA: por que os CIOs são decisivos no desenvolvimento empresarial
*por Ricardo Recchi
O desenvolvimento de software está passando por uma das maiores transformações do setor de tecnologia. Com o avanço das plataformas Low-Code, a criação de aplicativos já se tornou mais rápida e robusta, além de contar com a convergência entre essa ferramenta e a Inteligência Artificial Generativa, que inaugura uma nova era, impactando profundamente a forma como as empresas constroem, utilizam e evoluem seus sistemas.
Ambas as tecnologias vêm avançando por empresas em todo o mundo. O mercado de Low-Code deve crescer de US $ 37,39 bilhões em 2025 para US$ 264,40 bilhões em 2032, exibindo uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 32,2% durante o período de previsão, segundo a Fortune Business Insights. Já a McKinsey afirma que, em 2024, 72% das empresas do mundo já adotaram a IA no trabalho, um avanço significativo comparado aos 55% em 2023.
Ao combinar a dupla tecnológica, as áreas de negócios e tecnologia começam a colaborar de forma mais ágil e eficiente, possibilitando a criação de aplicações a partir de descrições em linguagem natural, eliminando a dependência da codificação manual e permitindo que as empresas transformem ideias em soluções funcionais com velocidade.
Ao mesmo tempo, os sistemas estão se tornando mais inteligentes e intuitivos. Em vez de exigir que os usuários se adaptem às interfaces, agora é o software que aprende a entender as necessidades dos usuários por meio de interações conversacionais e adaptativas. Essa transformação simultânea, na forma como desenvolvemos software e como interagimos com ele, representa um ponto de inflexão que potencializa a transformação digital em todas as áreas de negócio.
Este cenário traz um novo desafio estratégico aos CIOs (Chief Information Officer) quando vemos uma demanda que não envolve apenas adotar novas tecnologias para inovar, mas de reprogramar completamente a estratégia de TI das organizações. O papel dos líderes passa a ser o de orquestrador da Transformação Digital, responsáveis por integrar sistemas abertos, flexíveis e sustentáveis, capazes de evoluir continuamente em um ambiente de constante inovação.
A convergência entre Low-Code e IA Generativa exige uma revisão completa da arquitetura de soluções. O desenvolvimento tradicional, baseado na escrita manual de código, dá lugar a uma lógica orientada à modelagem do conhecimento, cujas aplicações são geradas automaticamente, de forma coerente e escalável. Isso não significa menos controle para os CIOs, mas sim um foco maior em curadoria e orquestração: definir as regras, os fluxos de trabalho e as bases de conhecimento garantirão a consistência e a sustentabilidade dos sistemas.
Outro ponto crítico é a governança de dados. À medida que a IA Generativa passa a atuar em processos cada vez mais estratégicos, garantir a integridade, a privacidade e a rastreabilidade da informação se torna imprescindível. Os CIOs terão o desafio de estruturar políticas de dados robustas, criar ambientes seguros e, ao mesmo tempo, assegurar que a empresa mantenha autonomia tecnológica, evitando dependência excessiva de um único fornecedor ou plataforma.
Mais do que uma tendência, as organizações que conseguirem estruturar uma estratégia eficiente de Low-Code e IA Generativa estarão mais preparadas para responder às constantes transformações do mercado e explorar novas oportunidades de crescimento.
Para os CIOs é uma oportunidade de liderar a evolução das empresas, transformando a área de TI em um verdadeiro motor de inovação, capaz de entregar soluções mais ágeis, inteligentes e alinhadas aos objetivos estratégicos do negócio. O futuro do desenvolvimento de software já começou, e será moldado por quem souber orquestrar o conhecimento de forma escalável e sustentável.
*Ricardo Recchi é regional manager Brasil-Portugal da GeneXus, empresa especializada em plataformas Enterprise Low-Code que simplificam o desenvolvimento e a evolução de softwares por meio da Inteligência Artificial.
Sobre a GeneXus
A GeneXus, uma empresa da Globant, é líder em plataformas de desenvolvimento de software Low-Code. Com atuação no mercado de tecnologia há mais de 35 anos, a companhia tem como propósito simplificar o complexo universo do desenvolvimento de sistemas, com produtos que aliam inovação, agilidade e confiabilidade.
Entre suas principais soluções estão a plataforma Low-Code com IA embarcada, projetada para acelerar a criação e a evolução de sistemas de missão crítica, e o Globant Enterprise AI, que permite às empresas gerarem assistentes e agentes de Inteligência Artificial para softwares corporativos, com total observabilidade, controle e independência sobre modelos e fornecedores.
Com sede em Montevidéu, no Uruguai, a empresa possui operações no Brasil, México, Japão e Estados Unidos, além de uma rede de distribuidores oficiais presente em mais de 100 países.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário