RH exausto? Saiba como a nova NR1 preserva a saúde mental e a segurança no trabalho
Por Camila Paiva
Pense no profissional de RH como o coração da empresa: bombeando energia, resolvendo conflitos e mantendo tudo em harmonia. Mas, até o coração mais forte precisa de uma pausa, certo? Por anos, a saúde mental desses “corações” foi deixada de lado, quase como se fossem imunes ao estresse e à pressão de lidar com pessoas e conciliar as expectativas corporativas. Agora, felizmente, com a atualização da NR1, quem sempre cuidou de todos, também será cuidado, através de novas regras que transformação a segurança e saúde de todos os trabalhadores.
Há um peso invisível na rotina dos profissionais deste departamento em equilibrar interesses, muitas vezes, conflitantes. De um lado, são constantemente pressionados por resultados, lidar com escassez de tempo e exposições emocionais dos times. Do outro, precisam garantir que os desejos e expectativas de cada profissional sejam atendidos, para que se sintam felizes, engajados e motivados em seu dia a dia. E, no meio desse turbilhão, está o RH, sustentando essa linha tênue entre o que a empresa estabelece como meta, e as ambições de cada trabalhador.
Lidar com pessoas é uma experiência gratificante para quem se insere nesse meio. Mas, assim como toda moeda tem seus dois lados, essa rotina também tem seu preço salgado: o esgotamento emocional. Em dados divulgados na pesquisa “Panorama da Saúde Emocional dos RHs”, 82% desses departamentos estão com altos níveis de sobrecarga no trabalho – com maior predominância de casos de ansiedade (42%).
Quando o RH não cuida de si, ele perde sua capacidade de atuar estrategicamente e, ao invés de impulsionar o crescimento e capacitação das pessoas, começa a alimentar um sentimento coletivo de desgaste emocional. Enquanto, por outro lado, quando temos um departamento mais preparado, organizado e psicologicamente estável para lidar com todos os desafios do dia a dia, tem profissionais mais saudáveis para tomar as melhores decisões, conduzir conversas difíceis e construir uma cultura mais sólida através de programas consistentes de desenvolvimento humano.
É essa virada de chave que estamos vendo agora com a atualização da NR1, que chegou como um sinal de alerta e, ao mesmo tempo, de esperança. Pela primeira vez, de forma super clara e bem definida, está sendo reconhecida a importância da saúde e segurança no trabalho, reestruturando a maneira pela qual as empresas devem lidar com a gestão de riscos, incluindo a obrigatoriedade de abordagem dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) em todas as suas áreas.
Isso significa, na prática, que riscos psicossociais emocionais devem ser mapeados e tratados como qualquer outro risco ocupacional – definindo diretrizes gerais de segurança e saúde a serem seguidas e combatidas antecipadamente pelas organizações. Todas essas, medidas que, obviamente, não serão efetivas se forem encaradas apenas como regras impressas em um papel.
Um verdadeiro e genuíno cuidado com os profissionais de RH deve ser um comportamento fomentado desde a alta liderança, demonstrando para todos quão desgastante emocionalmente é lidar com as responsabilidades que este departamento cuida diariamente e incentivando este cuidado como parte da cultura organizacional, implementando políticas e programas dedicados a essa manutenção.
Uma simples pausa rápida de alguns minutos entre uma reunião e outra para esticar as pernas ou tomar um café, por exemplo, já faz uma enorme diferença nesse sentido. Mudanças aparentemente simples, mas que ajudam – e muito – para que ninguém fique sobrecarregado sem tempo para respirar, praticamente.
Se uma empresa não cuida de seus times, eles também não conseguirão garantir o sucesso corporativo. Quem sempre cuidou de todos, também precisa ser cuidado. A nova NR1 vai muito além de uma determinação legal, se tornando um guia essencial para um ambiente mais equilibrado e saudável.
Camila Paiva é diretora de gente e gestão da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de VoiceBot, SMS, e-mail, chatbot e RCS.
Sobre a Pontaltech
Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, VoiceBot, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário