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Acidente na Ponte do Guaíba destaca importância do seguro de carga e caminhão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Beatriz Adamoli
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O tombamento de um caminhão-cegonha no acesso à Freeway, sobre a nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, chama atenção para um tema crucial no transporte rodoviário: a adequação das coberturas de seguro para cargas e veículos. Apesar de não haver vítimas, o acidente ganhou repercussão pelas imagens, que mostram um dos automóveis transportados despencando da estrutura e caindo na Rua Voluntários da Pátria. O episódio evidencia os riscos envolvidos na operação e a necessidade de apólices específicas que protejam tanto o patrimônio da transportadora quanto o de terceiros em caso de danos.

Para Rogério Bruch, diretor comercial da Fetransporte Brasil, esse tipo de ocorrência geralmente é amparada pelo seguro obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), que cobre prejuízos às mercadorias em acidentes que envolvam colisões, tombamentos ou capotagens. No entanto, é importante distinguir a cobertura da carga levada daquela do próprio caminhão. No caso do cegonha, por ser um bem da transportadora — ou seja, do segurado — é necessário contratar uma apólice específica de seguro casco, com cobertura compreensiva, que proteja o veículo contra danos físicos diretos.

Ele ressalta também a relevância das apólices complementares em incidentes como esse, como a RCF (Responsabilidade Civil Facultativa) e a RC-V (Responsabilidade Civil Veicular), que garantem indenização por danos causados a terceiros, como, por exemplo, a mureta de contenção da ponte ou outros veículos que possam ser atingidos pela carga projetada.

“Mesmo quando não há perda total da carga, como neste caso, em que apenas um dos veículos transportados foi lançado à via, os impactos para a transportadora são significativos. Ocorrências dessa natureza colocam em evidência a importância da contratação dos seguros de responsabilidade civil. Além das perdas diretas com danos à carga, há riscos relacionados a danos a terceiros, interrupção de atividades, prejuízos à imagem da empresa e até processos judiciais”, afirma.

Já quando o assunto é prevenção, Bruch reforça que as empresas precisam investir em uma gestão de risco eficaz para minimizar os prejuízos antes que eles aconteçam. Isso inclui capacitação contínua dos motoristas, monitoramento das rotas, uso de tecnologias embarcadas para controlar velocidade e comportamento ao volante, além da revisão constante dos procedimentos de carregamento e fixação da carga.

“A única forma real de reduzir os riscos e custos de sinistros é a prevenção, por meio de uma gestão de risco robusta. Após a ocorrência, há pouco a ser feito para conter os danos. A antecipação de riscos operacionais evita não apenas perdas financeiras, mas também danos à imagem e à continuidade do negócio”, finaliza Rogério Bruch.


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