Pesquisa da Brasil Júnior revela que mais da metade da Geração Z se sente pronta para o mercado de trabalho
Estudo ouviu jovens universitários de empresas juniores e aponta confiança dos jovens, mas também alerta sobre necessidade de orientação e desenvolvimento contínuo
A Geração Z está confiante para dar os primeiros passos no mercado de trabalho. De acordo com a Pesquisa de Carreira 2024, realizada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), 54,1% dos jovens universitários afirmam estar prontos para participar de processos seletivos e conquistar oportunidades na área em que atuam. O estudo ouviu 4.544 estudantes do Movimento Empresa Júnior, presente em 270 instituições de ensino superior de todas as regiões do país. Amapá e Rondônia integram o movimento, mas não tiveram participantes nesta edição da pesquisa. A organização é formada por universitários que prestam serviços reais ao mercado e se organizam em empresas sem fins lucrativos.
A pesquisa mostra também que 39,7% dos respondentes reconhecem a necessidade de se preparar melhor, enquanto 6,2% dizem não se sentir prontos para enfrentar entrevistas e dinâmicas de seleção. Apesar da maioria demonstrar segurança, o resultado revela um ponto de atenção. Para a Brasil Júnior, o desempenho em seleções pode melhorar ainda mais com orientação de carreira, experiências práticas e acompanhamento profissional durante a graduação.
Para a Brasil Júnior, a percepção de prontidão reflete uma geração confiante, que busca protagonismo desde cedo. Ao mesmo tempo, o estudo evidencia que essa autoconfiança pode se fortalecer ainda mais com orientação contínua e clareza sobre as demandas reais do mercado.
“O próprio Movimento Empresa Júnior é apontado como um espaço estratégico nesse processo. Ao vivenciarem a prática empresarial dentro da universidade, os jovens desenvolvem habilidades fundamentais e ampliam sua preparação para o mundo do trabalho”, afirma Caio Leal, presidente executivo da Brasil Júnior.
Prática, autoconhecimento e repertório técnico fazem diferença
De acordo com a Brasil Júnior, a vivência em empresas juniores contribui para que os estudantes desenvolvam repertório técnico e comportamental ainda durante a graduação. Ao liderar projetos reais, assumir responsabilidades e propor soluções para clientes, os jovens constroem um perfil profissional mais preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
O estudo identificou que as habilidades mais desenvolvidas no Movimento Empresa Júnior são liderança (9,9%), pensamento crítico (8,78%), criatividade (8,43%), originalidade e iniciativa (8,43%) e resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade (8%). Segundo a entidade, o destaque para competências comportamentais indica que, no movimento, habilidades de adaptação e relacionamento interpessoal têm mais espaço do que as técnicas, o que pode explicar a maior segurança demonstrada pelos respondentes em processos seletivos.
“O ambiente das empresas juniores gera segurança porque permite testar e errar com responsabilidade. Isso dá ao jovem uma noção realista de como funciona o mercado, e não apenas idealizada”, explica Caio. Para ele, esse diferencial contribui diretamente para que os jovens se sintam mais preparados ao enfrentar entrevistas.
A pesquisa completa pode ser acessada aqui.
Sobre Brasil Júnior
A Brasil Júnior é a entidade responsável por coordenar o Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Brasil. Como organização sem fins lucrativos, tem a missão de formar líderes empreendedores e conectar estudantes universitários a desafios reais do mercado. Atualmente, o MEJ conta com 25 mil jovens, reúne 1.449 empresas juniores e está presente em 270 instituições de Ensino Superior. Em 2024, o movimento faturou mais de R$ 88 milhões, valor 100% reinvestido na capacitação dos membros.
Sobre Presidente Executivo da Brasil Júnior
Caio Leal é mineiro e estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no Movimento Empresa Júnior (MEJ) em 2020 e ocupou diferentes cargos de liderança. Já foi Presidente Organizacional da Strategos Consultoria Política Jr., Diretor de Relacionamento da Federação de Empresas Juniores do Distrito Federal (CONCENTRO-DF) e Líder de Relações Institucionais e Governamentais da Brasil Júnior. Agora, à frente da Brasil Júnior, busca fortalecer o impacto do MEJ no Brasil, aproximar jovens empreendedores do mercado e ampliar as oportunidades dentro das universidades.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário