Brasil,

Proteção Patrimonial: prazo final para cadastro de associações mutualistas se aproxima

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Susep
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Proteção Patrimonial: prazo final para cadastro de associações mutualistas se aproxima

Prazo vai até 15 de julho e mais de 600 associações já realizaram o cadastro junto à Susep

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) alerta que o prazo para o cadastramento de associações de proteção patrimonial mutualista se encerra no dia 15 de julho de 2025. A medida é parte do processo de transição previsto na Lei Complementar nº 213/2025, sancionada em janeiro deste ano, que estabeleceu regras para a regularização de entidades que atuam sem autorização da autarquia com proteção contra riscos patrimoniais, pessoais, socorros mútuos e atividades similares.

O cadastramento é obrigatório para associações que estavam em atividade na data de publicação da nova lei e desejem continuar operando no setor. Mais de 600 associações já realizaram o cadastro desde que o sistema foi disponibilizado, em abril deste ano, conforme previsto na Resolução Susep nº 49, de 2025.

Para realizar o cadastramento, é necessário que a associação promova a alteração do estatuto ou contrato social, conforme os requisitos da nova legislação. No entanto, caso a associação não consiga concluir o registro dessas alterações em cartório até a data limite, por motivos atribuíveis ao cartório, poderá ainda assim se cadastrar dentro do prazo legal. Nesses casos, deverão ser enviados em único arquivo, na etapa de upload de documentos do sistema da Susep, o estatuto aprovado em assembleia, a ata da assembleia e o protocolo do requerimento de registro do ato no cartório. A associação deverá posteriormente atualizar o cadastro com o estatuto registrado.

A Susep destaca que a Lei Complementar nº 213, de 2025, estabelece que apenas associações podem realizar atividades de proteção patrimonial mutualista e formar grupos com essa finalidade, conforme o art. 88-E do Decreto-Lei nº 73, de 1966. Cooperativas e outras entidades não enquadradas como associações regulares não podem atuar nesse segmento. Para se regularizarem, essas entidades devem se transformar em associações, com a devida alteração do estatuto ou contrato social. Somente após essa transformação será possível efetuar o cadastramento junto à Susep, conforme previsto na Resolução Susep nº 49, de 2025. Entidades que não se regularizarem e continuarem operando com proteção patrimonial mutualista deverão cessar essas atividades, sob pena de responsabilização.

A Autarquia reforça que o objetivo da nova legislação é ampliar a proteção aos consumidores e trazer maior segurança jurídica ao setor, além de contribuir para a democratização do acesso ao seguro e o fortalecimento do Sistema Nacional de Seguros Privados. Vale lembrar que a Lei Complementar tratou, ainda, da atuação das sociedades cooperativas de seguros, que poderão integrar o Sistema Nacional de Seguros Privados após a edição das normas infralegais correspondentes.

O sistema de cadastramento segue disponível no portal da Susep: Link.

Mais informações sobre o cadastramento, incluindo um FAQ atualizado, estão disponíveis na página do sistema. Em caso de dúvidas adicionais, as entidades podem encaminhar e-mail para .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar