Educação financeira será incluída no ensino fundamental e médio após aprovação de projeto
Proposta defendida pelo Susep e por várias lideranças do mercado de seguros, a inclusão da educação financeira no currículo dos ensinos fundamental e médio foi aprovada, nesta segunda-feira (23), pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, mas o texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Maurício Carvalho (União-RO).
Segundo a Agência Câmara, foram excluídos do texto original temas como a criação da “Campanha Nacional Pró Ensino da Educação Financeira” e do selo “Escola Amiga da Educação Financeira”.
O relator comemorou o resultado da votação, alegando que a inclusão da educação financeira no currículo escolar incentiva o desenvolvimento de hábitos de consumo e de poupança mais equilibrados.
“Os conceitos de educação financeira repercutirão na vida adulta, gerando maior autonomia para lidar com diferentes situações financeiras, desde o planejamento de metas de curto e longo prazo até a escolha de investimentos adequados”, disse.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada, agora, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada na Câmara e no Senado.
A importância da Educação Financeira para o mercado de seguros foi destacada em diversos painéis da Conseguro 2025, realizada recentemente pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Em um dos painéis do evento, a diretora da Susep, Júlia Lins, por exemplo, afirmou que é preciso haver uma integração maior entre órgãos públicos e privados para que a educação financeira seja levada às escolas e amplie o alcance das ações. “Há uma baixa cultura do seguro, não só da população, mas também das entidades públicas”, acentuou.
Já o diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Amaury Oliva, citou pesquisa da entidade segundo a qual 84% dos brasileiros vivem em situação de risco financeiro, um terço gasta mais do que ganha e 32% não têm qualquer reserva de emergência. “Apenas 53% da população reconhece que precisa aprender mais sobre finanças”, revelou.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário