ANS participa do lançamento de novo manual técnico do Ministério da Saúde
Brasil adota metodologia internacional para monitorar gastos em saúde com participação da Agência
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou do evento de lançamento do Manual Metodológico do System of Health Accounts (SHA) no Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde, na quinta-feira, 12/6, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília. O encontro, realizado em formato híbrido, reuniu mais de 100 participantes para apresentar a publicação que oficializa no país a metodologia internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para monitorar de forma sistemática os recursos financeiros destinados à saúde.
O documento teve contribuições da ANS e de outras instituições públicas como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fiocruz.
A diretora-presidente interina da ANS, Carla Soares, participou da mesa de abertura do evento e destacou: “As contribuições da ANS no desenvolvimento do manual reforçam o nosso compromisso com a geração de dados estratégicos e com a integração entre a saúde suplementar e o SUS”, declarou.
Durante o encontro, o coordenador de Modelo Econômico-Financeiro dos Produtos, Heitor Werneck, e o assessor de informação e sistemas da Diretoria de Fiscalização da Agência, Marcio Nunes, apresentaram os dados da saúde suplementar.
“O resultado esperado deste trabalho é termos capacidade de produzir estimativas anuais e sistemáticas sobre os gastos em saúde no Brasil, com base na metodologia SHA. O manual deixará como legado a criação de registros padronizados e precisos, que poderão ser replicados e usados para qualificar tanto o SUS quanto a saúde suplementar”, detalhou Marcio Nunes.
A ANS participa do grupo coordenado pelo Ministério da Saúde desde o início dos trabalhos das Contas SHA no país e colaborou nas edições anteriores das contas, publicadas em 2018 e 2022. O novo manual consolida esse esforço e oferece uma base metodológica que amplia a transparência sobre como os recursos em saúde são utilizados, além de apoiar o planejamento e a formulação de políticas públicas.
Em 2024, o Brasil firmou parceria com a OCDE para adotar a metodologia SHA, que permite acompanhar de forma detalhada o financiamento e os gastos do setor de saúde, incluindo serviços oferecidos à população e a origem dos recursos. A padronização facilita a comparação com os gastos dos países membros da Organização, contribuindo para o aprimoramento da política econômica e do sistema de saúde.
“A participação da ANS é fundamental, já que cerca de 50% dos gastos em saúde no país vêm das despesas com planos de saúde. A padronização dessas informações ajudará a identificar padrões e pontos de melhoria, permitindo decisões mais assertivas e alinhadas às boas práticas internacionais, respeitando as especificidades do contexto brasileiro”, finalizou Carla Soares.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário