Setor de seguros cresce 12,2% impulsionado pelo aumento de franquias (Destaque)
Modelo de expansão via franquias contribui para descentralizar serviços e ampliar o acesso à proteção financeira no Brasil
O mercado de seguros brasileiro encerrou 2024 com um crescimento expressivo de 12,2%, atingindo R$ 751,3 bilhões em arrecadação, de acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). As indenizações totalizaram R$ 504 bilhões, um aumento de 7,8% em relação a 2023, impulsionado pela maior demanda por proteção em um cenário de recuperação econômica.
Esse avanço reflete mudanças estruturais no setor, como a popularização de produtos voltados à pessoa física, o fortalecimento dos canais digitais e, principalmente, a capilarização promovida por redes franqueadas. Em um país de dimensões continentais, o modelo de franquias tem permitido a regionalização do atendimento, combinando eficiência operacional com proximidade e personalização.
Além do crescimento na base de clientes, o setor também tem diversificado sua oferta de produtos, incorporando serviços de valor agregado como assistência residencial, seguros para bens móveis e soluções voltadas à mobilidade urbana. Esses fatores têm atraído tanto consumidores quanto empreendedores, que veem nas franquias uma porta de entrada promissora para o mercado financeiro.
Outro aspecto que tem impulsionado as franquias é a baixa necessidade de capital inicial, em comparação com outros modelos de negócio, aliada ao suporte operacional oferecido pelas seguradoras franqueadoras. Isso tem contribuído para a interiorização dos serviços e a inclusão de regiões historicamente com baixa penetração de seguros no Brasil.
Nesse contexto, a Touareg Seguros registrou um crescimento de 163% no volume de prêmios no início de 2024, impulsionado pela expansão de sua rede de 330 franquias – que hoje representam 60% dos negócios da companhia – e pela diversificação do portfólio, com produtos como consórcios. A empresa planeja chegar a 400 unidades até o fim de 2025, alinhada à projeção de crescimento do setor.
“O modelo de franquias possibilita escalar com agilidade e levar soluções personalizadas a diferentes mercados”, afirma André Costa, CEO da Touareg. “Além disso, a integração de produtos como seguros e consórcios fortalece a relação com o cliente, oferecendo um ecossistema completo de proteção e planejamento financeiro”, complementa.
A CNseg projeta que o setor manterá sua trajetória de crescimento em 2025, com destaque para a digitalização de processos e automação na subscrição; seguros especializados, como proteção cibernética e para PMEs; e modelos híbridos de distribuição, combinando corretores tradicionais, franquias e plataformas digitais.
“O mercado de seguros está em expansão e a tendência é seguir crescendo, com mais pessoas buscando proteção e planejamento. O modelo de franquias tem papel fundamental nesse cenário, já que permite levar atendimento de qualidade e soluções personalizadas para cada região do país”, finaliza o CEO da Touareg.
Com atuação nacional, a Touareg integra o Grupo REAG, um dos maiores grupos financeiros independentes do país, e oferece soluções em seguros, consórcios e serviços financeiros, sempre pautada por três pilares: inovação, capacitação e suporte próximo aos franqueados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário