Brasil,

Inteligência artificial acelera inovação aberta nas empresas: entenda como

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Arifa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Maximiliano Selistre Carlomagno

Nas últimas duas décadas, as fronteiras da inovação corporativa se abriram. Deixamos para trás a ideia de que os melhores talentos estavam apenas dentro da empresa e passamos a buscar conhecimento além dos muros organizacionais. Assim nasceu a inovação aberta.

Hoje, algo ainda mais transformador está em curso: a convergência entre inovação aberta e inteligência artificial. Dezenas de pesquisas têm sido conduzidas para entender o potencial da IA para identificar oportunidades, gerar ideias, desenhar protótipos, mapear riscos de projetos e acelerar o processo de inovação. Vejamos:

1. A IA gerou 70% das melhores ideias selecionadas em exercício de ideação comparado com usuários sem IA

2. Empresas com alto uso de IA em gestão de projetos relataram aumento de 40% de produtividade e 47% de incremento em detecção de riscos;

3. Agentes de IA atingiram 85%-98% de correlação com comportamento humano real reduzindo o tempo e custo em pesquisa de mercado ;

4. Consultores com IA atingiram 86% da performance comparado com consultores especialistas em tarefas complexas;

Tenho mergulhado nesse tema nos últimos dois anos. O que aprendi — e agora compartilho com você — mostra que a IA não está apenas otimizando práticas. Ela está reconfigurando a forma como empresas fazem inovação aberta.

No Brasil, o modelo mais comum de inovação aberta se materializa na relação entre grandes empresas e startups. Três exemplos são: a Maply, solução de monitoramento de obras com drones, é parceira da Alphaville Urbanismo desde 2017; a Bit9, digitaliza processos e trabalha com a Coca-Cola desde 2018; e a Confirm8, plataforma de manutenção preventiva que escalou ao colaborar com a Ocyan, no setor de óleo e gás, a partir de 2019.

Esses casos ilustram o chamado modelo venture client — quando uma grande empresa, como cliente, adquire e testa a solução de uma startup para resolver desafios específicos. Mas o que acontece quando adicionamos inteligência artificial a esse processo?

É isso que quero explorar aqui. Para organizar os insights, utilizo o método apresentado no livro Simbiose Corporativa, construído a partir da análise de mais de 600 projetos — incluindo os das próprias Bit9, Maply e Confirm8.

Como grandes empresas podem inovar mais e melhor trabalhando com startups

O pai da inovação aberta, o professor Henry Chesbrough de Berkeley, divulgou pesquisa recente indicando que a IA pode amplificar, habilitar ou substituir práticas de inovação aberta.

A inteligência artificial pode ampliar a criatividade, facilitar comparação de soluções, mapear tecnologias e tendências bem como validar conceitos com protótipos e personas sintéticas. Exploramos como a inteligência artificial pode ser aplicada ao longo das sete etapas do método Simbiose Corporativa, estabelecendo uma nova agenda de inovação conectada, inteligente e escalável.

Assim como na natureza, onde organismos em relações simbióticas compartilham recursos e ampliam sua sobrevivência em ecossistemas complexos, empresas e startups potencializadas por IA podem criar um novo cenário em que não apenas otimizam, mas amplificam a inteligência coletiva. Os insights da aplicação da IA em inovação aberta são interessantes:

Os ganhos são reais e mensuráveis. Organizações com IA aplicada à inovação relatam ciclos até 10x mais rápidos, 5x mais ideias geradas e reduções drásticas de tempo e custo de validação. A IA pode ser utilizada em diferentes fases do processo de inovação aberta entre grandes empresas e startups. Os casos de uso testados trazem ganhos desde a identificação de tendências até a gestão de riscos de projetos.

A tecnologia pode trazer ganhos de produtividade e aumento de criatividade ao processo de inovação aberta. A versatilidade da inteligência artificial traz ganhos de diferentes naturezas. A ferramenta não substitui a inovação aberta — ela a expande. Ao combinar, empresas constroem ecossistemas mais inteligentes, rápidos e adaptativos. O desafio agora é de liderança e governança. O futuro pertence às empresas que souberem orquestrar humanos, algoritmos e startups com ética, propósito e ambição.

A inovação aberta nos ensinou que boas ideias podem vir de qualquer lugar. A inteligência artificial está nos mostrando que elas também podem vir de qualquer coisa — inclusive de máquinas.

*Sócio-fundador da Innoscience, que é mais que consultoria corporativa, trata-se de uma impulsionadora especializada em inovação para grandes empresas, conectando-as a novas tecnologias e startups, Max foi executivo e de novos negócios no setor financeiro e co-founder de spin-off no boom das pontocom. Autor do livro Gestão da Inovação na Prática e Simbiose Corporativa, é Presidente do Comitê de Inovação (Amcham), Investidor Anjo de startups e escreve para publicações, como a MIT Sloan Management Review Brasil. Graduado e Mestre em administração pela PUCRS, certificou-se em estratégia e inovação no MIT Sloan.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar