Brasil,

Nova exigência na NF-e exige reestruturação fiscal imediata nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giullia Reggiolli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Thais Borges, diretora comercial e de marketing da Systax

Com a proximidade do início da fase de testes da nova Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), programada para 1º de julho, as empresas se encontram diante de um desafio urgente: adaptar-se às mudanças provocadas pela Reforma Tributária, principalmente com o novo modelo de NF a ser implementado. A Nota Técnica 2025.002-RTC, versão 1.01, publicada em abril, já formalizou um novo leiaute que exigirá alterações estruturais nos sistemas emissores, especialmente na geração do XML da nota fiscal. Inclusive, trata-se de uma transformação que impactará diretamente a forma como o país arrecada tributos e na forma como as empresas devem se organizar para continuar operando legalmente durante atuando com dois regimes tributários.

A principal inovação reside na unificação de cinco tributos em dois novos: CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), substituindo PIS, Cofins, IPI (parcialmente), ICMS e ISS. Embora, num primeiro momento, a inserção dessas informações seja opcional e sem validação, uma vez que o período de testes vai até setembro, a obrigatoriedade de preenchimento entra em vigor a partir de janeiro de 2026. Ignorar essa janela antecipada de preparação pode custar caro lá na frente.

Empresas que postergarem a readequação estarão se expondo a riscos sérios, incluindo dificuldades na emissão de documentos fiscais, comprometimento do faturamento e até, eventualmente, paralisações operacionais. Em um país com mais de 27 milhões de CNPJs ativos como o nosso, a imprevisibilidade causada pela falta de conformidade pode se transformar em um verdadeiro caos econômico caso as empresas não respeitem as mudanças e não se preparem antecipadamente.

As alterações não se limitam a substituições dos novos tributos. Foram criados também eventos específicos para controle e apuração fiscal, modificações nos campos de preenchimento e mudanças significativas no formato das notas. Isso posto, a transição para a nova versão do documento exige mais do que boa vontade por parte das empresas, mas sim investimentos em inteligência fiscal, especialmente no uso de motores e plataformas de cálculo tributário atualizadas, capazes de lidar com a complexidade da nova estrutura.

Apesar do cenário desafiador, boa parte das empresas sequer começaram a avaliar os impactos do processo de adaptação. E aqui reside o alerta: o adiamento dos preparativos pode ser fatal para a saúde financeira e a continuidade dos negócios. A fase de testes, apesar de subestimada, representa uma oportunidade estratégica importantíssima para identificar falhas, simular cenários e fazer correções sem sofrer sanções. Não aproveitar esse momento será desperdiçar uma vantagem competitiva que estará disponível apenas por tempo limitado.

Além disso, vale o alerta de que o cenário tributário brasileiro continuará exigente durante a transição. Empresas terão que lidar simultaneamente com as exigências do sistema atual e as novas regulamentações, o que amplifica a necessidade de sistemas automatizados e equipes capacitadas. É uma corrida contra o tempo, e quem largar atrasado dificilmente alcançará a linha de chegada sem sofrer sérios prejuízos.

Mais do que uma adequação técnica, a nova NF-e exige também uma mudança de mentalidade por parte das lideranças responsáveis por esse tema. Preparar-se desde já é uma questão de inteligência estratégica. Empresas que agirem com antecedência tendem a colher benefícios operacionais, ao evitar sanções e estar bem posicionadas para a nova realidade tributária do país. Cada dia de inércia hoje pode significar um passo a mais em direção à insegurança jurídica e ao prejuízo fiscal. O futuro tributário já está na nossa porta, e é possível testá-lo antes que cause problemas.

*Thais Borges é diretora comercial e de marketing da Systax, empresa que desenvolve soluções tecnológicas voltadas para o mercado tributário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar