Brasil,

Judicialização no mercado segurador deve crescer com nova Lei de Seguros (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vania Absalão
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Tatiana Antonazzi (MBM), Josemar Lauriano Pereira (advogado especialista) e Dayse Magesti (diretora do CCS-RJ) Tatiana Antonazzi (MBM), Josemar Lauriano Pereira (advogado especialista) e Dayse Magesti (diretora do CCS-RJ)

Conclusão é de advogado especialista durante palestra promovida pelo CCS-RJ

Sancionada em dezembro de 2024 e com entrada em vigor a partir de 11 de dezembro de 2025, a nova lei de seguros (nº 15.040/2024), também conhecida como Marco Legal dos Seguros, foi a pauta do debate promovido pelo Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ), no último dia 29. No encontro, o advogado Josemar Lauriano Pereira, há 23 anos no setor e especialista em direito securitário e advogado da Associação Nacional de Microsseguradoras (ANM), fez uma palestra na qual listou, ponto a ponto, os principais aspectos do seguro que sofrerão mudanças e que desenharão um novo papel para a atividade do corretor de seguros. Algumas novas regras, segundo Pereira, podem acirrar ainda mais a judicialização que já existe no setor.

“A tendência é que tenhamos situações a serem revistas pelo Poder Judiciário, principalmente pontos de polêmica, como por exemplo, a informação de que não poderia ser beneficiário no seguro sobre vida e integridade pessoal a figura do ou da amante ou amásio. Só que a nova lei prevê, sim, a possibilidade de o segurado incluir qualquer pessoa da sua livre e espontânea vontade para realizar como beneficiário deste seguro. Então, mediante uma súmula do próprio STJ [Superior Tribunal de Justiça] e a lei por si só, quando ela entrar em vigor, vão suscitar diversas situações em que, se a SUSEP se antecipar e assim realizar os normativos para elucidar os pontos nefrálgicos, vai dar um conforto maior ao próprio mercado para poder até mesmo realizar uma melhor cobertura ou informações nas suas apólices”, explicou Pereira.

A diretora do CCS-RJ, Dayse Magesti, concorda com o advogado. Para ela, a judicialização tende a crescer com a nova legislação a caminho, sobretudo por conta de aspectos como esse mencionado por Pereira. “Já há vários processos e vários entendimentos diferentes das seguradoras sobre a questão. Mesmo com a mudança da lei não é tão simples assim”, declarou Dayse.

Papel do corretor

Para Pereira, o corretor precisa cada vez mais entender a legislação e se adequar a esses novos tempos, de uma informática muito mais apurada e em que tudo é feito de forma muito rápida e muito precisa. “O corretor terá de se adequar principalmente à possibilidade de responsabilização se os documentos que estiverem sob sua guarda não forem entregues no prazo de cinco dias úteis, conforme já cita a nova legislação, que entrará em vigor a partir de 11 de dezembro”, pontuou o advogado, para quem o corretor terá de migrar, daqui em diante, do perfil de somente um “vendedor de seguro” para o de um “consultor”. “O corretor terá de demonstrar efetivamente qual é a sua missão perante o próprio mercado, porque a lei abre a possibilidade, sim, de realização do seguro sem a figura dele. Por outro lado, realizar um contrato sem um especialista que vai lhe assistir não traz conforto para a população de um modo geral, razão pela qual o corretor continua e sempre será importantíssimo nessa relação mercadológica”, concluiu Pereira.

O evento teve o patrocínio da MBM Seguradora e Previdência e foi apresentado por Tatiana Antoniazzi, profissional que trabalha há mais de 24 anos no mercado e é gestora das filiais do Rio de Janeiro e Espírito Santo da MBM. “O corretor precisa entender realmente qual é o perfil e a necessidade do cliente e não só do imediatismo daquele momento [de formalização do contrato], mas para o futuro, preservando a vida, o patrimônio do cidadão, enfim, preservando o cliente. Quando agora trazemos esse tema [Marco Legal do Seguro], que está muito latente, há sempre a preocupação se, de fato, conseguiremos com que a legislação seja inserida num contexto de normatização da Susep [Superintendência de Seguros Privados] de modo realmente que agregue”, refletiu Tatiana.

A palestra e debate sobre o Marco Legal dos Seguros e o novo papel dos corretores faz parte de uma agenda de debates que o CCS-RJ pretende manter a partir desse primeiro encontro, abordando temas importantes que influenciam o dia a dia dos profissionais do setor.

Sobre o CCS-RJ |

Fundado em 1980, o Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro busca estimular encontros e debates para o desenvolvimento do setor e da categoria. A entidade promove a articulação estratégica e contínua com todos os integrantes do sistema nacional de seguros privados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar