Conseguro 2025: veja como a Susep contribuiu com debates sobre regulação e inovação
Conferência debateu a agenda de competitividade do setor e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social do País
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) esteve presente na Conseguro 2025, com participações do Superintendente, Alessandro Octaviani, e dos Diretores Júlia Normande Lins e Carlos Queiroz. A Conferência foi realizada em 27 de maio, em São Paulo.
O evento, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), reuniu autoridades, executivos e especialistas para debater os rumos do setor de seguros no Brasil com o objetivo de debater a agenda de competitividade do setor e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social do País.
O Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, participou da Sessão de Abertura, ao lado do Ministro do Supremo Tribunal (STF), Luiz Fux, do Presidente da Fenacor, Armando Vergílio, e do Presidente da CNseg, Dyogo Oliveira.
Em sua fala, Octaviani ressaltou que a atuação conjunta com os diversos atores do setor é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos e preparar o mercado para o futuro. “Precisamos criar um núcleo estratégico que nos permita lidar com os principais desafios e pensar as grandes tendências do mercado de seguros”, afirmou. O superintendente ainda destacou duas ações centrais para este ano: a regulamentação da Lei Complementar nº 213/2025, que abre espaço para maior concorrência e dinamismo, e a regulamentação da nova Lei do Contrato de Seguro, fundamental para ampliar a segurança jurídica e a confiança no mercado.
O superintendente integrou, ainda, o Painel "Diálogo Regulatório: Visão Estratégica do Mercado de Seguros e Oportunidades de Crescimento", ao lado de Dyogo Oliveira e Vinicius Brandi, Subsecretário de Reformas Microeconômicas e Regulação Financeira do Ministério da Fazenda.
A Diretora Júlia Normande Lins participou do Painel "Educação Financeira e a Cultura do Seguro", que discutiu estratégias para o fortalecimento da cultura do seguro no Brasil. Também estiveram no debate: Amaury Oliva, diretor-executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban); André Nunes, Professor da Universidade de Brasília; Mauro Benevides Filho, Deputado Federal; Mirella Sanches, Diretora de Pessoas, Comunicação Interna e ESG na CNP Seguradora; e Ney Ferraz Dias, Diretor Presidente da Bradesco Auto/RE.
Já o diretor Carlos Queiroz representou a autarquia no Painel "Aperfeiçoamento Regulatório e Competitividade do Mercado Brasileiro de Seguros", ao lado de Bruno Sobral, Diretor Executivo da FenaSaúde, José Antonio Maia Piñeiro, Executivo de Negócios da BrasilCap, Marcos Falcão, Presidente do IRB(Re), e Roberto Santos, Presidente do Conselho Diretor da CNseg. O painel abordou os avanços recentes no marco legal do setor, como a Lei 14.770/2023 e a Lei Complementar 213/2025, além dos desafios regulatórios ainda existentes.
A Conseguro 2025 também abordou outros temas cruciais para o futuro do setor de seguros, incluindo: Transição Climática, Tecnologia e Inovação, Educação Financeira e Segurança Jurídica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário