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Falha Estratégica Comum que Compromete o Sucesso de Novos Empresários

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathália Bellintani
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Falha Estratégica Comum que Compromete o Sucesso de Novos Empresários

Por Renan Cardarello

No Brasil, novos empreendedores surgem a cada dia. O sonho de conquistar seu local no mercado, ou melhor, de possuir a sua própria empresa, é compartilhado por muitas pessoas. Segundo dados da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o país está colocado na oitava posição no que se refere à taxa total de empreendedores. Porém, ao mesmo tempo, são poucos os negócios que prosperam ao longo dos anos, o que reflete um gap estratégico perigoso que precisa ser melhor compreendido e combatido para que possamos alavancar nosso potencial empreendedor.

Um estudo realizado pelo IBGE em 2022 mostrou que 60% das empresas no Brasil não sobrevivem após cinco anos de atividades. Considerando que temos um grande número de novos negócios todo ano, isso demonstra o entendimento de que, apesar de possuírem vontade, a ideia e o dinheiro necessário para criar os negócios e começar a trilhar o caminho da pequena empresa, muitos não estão sendo assertivos na fundação dessas estruturas. Mas, quais as raízes dessa mortalidade alta entre empresas nos seus primeiros anos?

A areia movediça na qual grande parte dos empreendedores afundam o pé está relacionada a questões como precificação, condição de pagamento, margem de lucro, matéria prima, logística e, de forma igualmente crítica, a falta de planejamento operacional. Esses são pontos que poderiam ser antecipadamente avaliados por meio de um plano de negócio de base, pesquisa de mercado e análise dos concorrentes.

No entanto, essa etapa essencial, que deveria estar entre as prioridades mais importantes na fundação de qualquer negócio, muitas vezes é negligenciada. O resultado aparece meses depois, quando os fundadores começam a analisar dados, interpretar informações e percebem, tardiamente, que a empresa está estagnada, operando no prejuízo ou presa em processos desorganizados que impedem o crescimento sustentável.

Para evitar esse equívoco comum, é essencial, antes de mais nada, realizar pesquisas aprofundadas sobre o segmento atuado, junto a uma análise estratégica de como se diferenciar ou, pelo menos, se manter no mesmo nível que seus concorrentes no que se refere aos fundamentos do negócio. Caso seja difícil em um primeiro momento entender o que deve ser avaliado nas questões mais básicas do funcionamento da sua companhia, busque consultorias com profissionais de negócios e marketing, que podem te direcionar ao que analisar. Contratar um profissional para apenas fazer essas pesquisas também é uma ideia válida para aqueles que possuem pouco tempo no seu dia a dia.

Neste primeiro momento, a ideia seria ignorar todos os pontos diferenciais que cada marca traz consigo e analisar somente questões que fazem parte do alicerce do negócio, como: comparação do custo de frete, formas de pagamento, preço do produto e motivo para tal, total de vezes em que se pode parcelar, como funcionará a questão do capital de giro, gateway de pagamento, taxa de antecipação de recebíveis etc.

Esse tipo de pesquisa é ideal para entender o campo no qual você está se inserindo – a qual, diferentemente de uma análise de posicionamento ou branding, tem foco na viabilidade operacional e competitividade financeira. Começar um negócio sem antes ter ciência de todos esses dados, em termos práticos, seria como construir um edifício sem antes avaliar a qualidade do terreno e a resistência da fundação.

O maior inimigo das novas empresas no Brasil não é apenas a falta de recursos ou ideias, mas sim a ausência de uma base sólida construída para estruturar um negócio. Toda empresa bem-sucedida nasce de decisões informadas — e isso só é possível quando se investe tempo e energia na compreensão profunda do cenário competitivo, das práticas comuns e das exigências do consumidor.

Para quem deseja empreender com consistência, o caminho mais seguro é aquele que começa com análise e estratégia. Antes de pensar em vender, comunicar ou escalar, é preciso entender. E, para entender, é preciso estudar e pesquisar. Esse é o verdadeiro alicerce de uma empresa que deseja não só nascer, mas permanecer e crescer.

Renan Cardarello é CEO da iOBEE - Agência de Marketing Digital e Tecnologia.

Sobre a iOBEE

Atuando de forma abrangente com serviços de Google Ads & Meta Ads, SEO, Inteligência em Gestão de Redes Sociais, Inbound Marketing e outros mais. A iOBEE é uma agência de marketing digital e tecnologia, com uma abordagem mais estratégica e serviços que atendem todas as áreas que são vitais para alavancar o faturamento das empresas.


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