Brasil,

CNseg apresenta Agenda Institucional 2025 com propostas para seguro rural, catástrofes e obras públicas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Adriane Sacramento
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em meio a discussões cruciais sobre o futuro da economia brasileira, o setor de seguros apresenta sua Agenda Institucional 2025, com foco na regulamentação da Reforma Tributária, no avanço do Marco Legal dos Seguros e na consolidação de práticas sustentáveis. Lançado nesta quarta-feira (23), em Brasília, o documento reflete o esforço coordenado da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) para ampliar o alcance do seguro no país, reforçando o diálogo com os Três Poderes e os entes federativos.

Para o presidente do Conselho Diretor da CNseg, Roberto Santos, o crescimento do mercado de seguros reflete a relevância crescente da indústria na economia brasileira e a necessidade de articulação institucional robusta para sustentar esse avanço. “O mercado segurador passa por momentos extremamente importantes, onde no ano 2024 apresentamos um crescimento de 12% com a nossa receita. Utilizamos mais de 500 bilhões de reais. Ter uma agenda institucional estruturada, como a que apresentamos hoje aqui no Brasil, é algo vital para o crescimento da nossa indústria”, disse.

A Agenda propõe para 2025 a criação do Seguro Social de Catástrofe, diante da intensificação dos eventos climáticos extremos no Brasil. A medida, de caráter emergencial e acessível, visa garantir amparo imediato a vítimas de tragédias como enchentes e deslizamentos, reafirmando o papel do setor como agente de resiliência social e de apoio à reconstrução de vidas.

A sustentabilidade também guia outras frentes prioritárias, como o fortalecimento do Seguro Rural e a proposta de um seguro ambiental para acelerar o licenciamento de obras, sem abrir mão da responsabilidade socioambiental. São iniciativas que conectam o crescimento econômico à preservação dos recursos naturais e à proteção de famílias e produtores frente aos impactos das mudanças climáticas.

“O Brasil é um país agrícola, mas apenas 6% da área plantada tem seguro rural, e o maior problema hoje do setor agrícola é o risco climático”, destacou o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira. “O nosso setor agrícola hoje tem alta tecnologia, variedades produtivas, equipamentos, acesso a crédito, etc., mas não possui proteção contra riscos climáticos. Por isso, essa é uma das nossas prioridades”, explicou.

O superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani, destacou que 2024 foi marcado por importantes avanços legislativos, especialmente com a aprovação de leis que fortalecem a base institucional do setor. Ele citou como marcos a Lei 15.040, que moderniza as regras do contrato de seguro, e a nova legislação sobre cooperativas e administradoras de proteção patrimonial. “Nós tivemos duas leis que são estruturais para o nosso mercado”, afirmou. Segundo ele, essas mudanças ampliam a confiança dos consumidores e abrem caminho para maior participação de novos agentes no setor. “Essa lei aqui, certamente, é uma infraestrutura institucional para o nosso mercado de longo prazo”, completou.

Outra agenda muito importante é o combate às obras inacabadas, ressaltou o diretor de Relações Institucionais da CNseg, Esteves Colnago. Em 2024, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 11.941 obras paralisadas no país, o que corresponde a 52% das contratações vigentes. “Os seguros de garantia, engenharia e de responsabilidade ajudam muito e combatem essas obras inacabadas”, apontou o executivo.

Mais dos principais pontos da agenda:

Veículos: A CNseg defende normas claras para vistoria e classificação de danos. Isso ajuda a evitar fraudes, protege os consumidores e contribui para reduzir os custos dos seguros automotivos.

Associações e Cooperativas de Seguros: A nova Lei Complementar 213/2025 traz segurança jurídica às cooperativas de proteção patrimonial. O setor reforça que esse avanço exige também fiscalização adequada e combate à atuação irregular de associações.

Educação Financeira: A ampliação do acesso à educação financeira é vista como chave para o uso inteligente do seguro. Com isso, o setor quer promover mais autonomia, segurança e qualidade de vida ao longo da jornada das pessoas.

Para conferir a Agenda completa: https://cnseg.org.br/publicacoes/agenda-institucional-do-mercado-segurador-2025


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar